Problemas em máquinas de recarga de créditos em pelo menos dois terminais causaram transtornos ontem a usuários do sistema de transporte público em Curitiba. Os equipamentos instalados nos terminais do Portão e Campina do Siqueira não funcionaram durante a manhã. A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) informou que o problema era pontual e já foi solucionado.

continua após a publicidade

Alguns usuários que ligaram no 156 para reclamar chegaram a receber a resposta que o problema vinha sendo comum nas últimas duas semanas, e era devido a um congestionamento no sistema. Porém, a prefeitura de Curitiba nega a informação. Segundo a assessoria de imprensa do município, se houvesse um problema mais grave, a central telefônica que atende as empresas – que respondem por cerca de 90% da utilização do sistema de cartões – estaria recebendo muitas ligações, o que não está acontecendo.

Em maio do ano passado, uma pane no sistema de bilhetagem eletrônica para compra e recarga de cartões-transporte durou cerca de dois dias e afetou milhares de usuários. Compras de créditos pela internet não puderam ser feitas e as máquinas em praças, terminais e estações-tubo ficaram inoperantes. A confecção de novos cartões, o bloqueio de créditos e a mudança no limite diário de uso também ficaram suspensas, na ocasião.

continua após a publicidade