A privacidade dos clientes é a principal regra para o mercado de marketing direto na atualidade. Pelo menos foi esse um dos temas mais difundidos durante a 85.º Annual DMA Conference & Exhibition, maior evento mundial de marketing direto, realizado em outubro nos Estados Unidos. Essa e outras tendências da área mundial foram repassadas ontem durante um workshop promovido pela OpusMúltipla.
O coordenador de criação de marketing de relacionamento da empresa, Paulo Souza, participou do evento e repassou as informações para clientes, profissionais de agências e prospectos. “É este encontro que dita as tendências de mercado para o ano seguinte”, adiantou Souza. Segundo ele, o congresso norte-americano apresentou mais de 2,7 mil projetos de lei, que envolvem a privacidade e sigilo de informações pessoais, pois naquele país -e inclusive no Brasil – as listas com dados viram moeda corrente. Outra medida que começa a ser combatida é o envio de spam, que é a prática de envio de mensagens através de e-mail não solicitados pelos clientes. De acordo com Paulo Souza, ainda existem muitos profissionais de marketing que se utilizam desse elemento como forma de tentar conquistar o cliente. No Brasil existe apenas uma lei para combater os infratores virtuais, mas nada ligado diretamente ao spam.
O opt-out (emissão de serviços sem a solicitação do cliente) está sendo cada vez mais combatido nos Estados Unidos. Empresas que trabalham com esse sistema começam a ser punidas naquele país, assim como, as que atuam com telemarketing ativo. “Nos Estados Unidos estão sendo criadas listas do not call, onde o cliente inclui seu nome para não receber ligações. A empresa que desrespeita pode ser processada”, comenta Souza.