Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
Príncipe visitará norte do Paraná. continua após a publicidade |
A comunidade nipônica do Paraná recebe hoje o príncipe Naruhito, para as comemorações oficiais dos 100 anos da imigração no Brasil.
O monarca japonês deve desembarcar por volta das 10h no Aeroporto de Londrina, onde será recepcionado pelo vice-presidente da República, José Alencar, e pelo governador Roberto Requião.
Naruhito, que já passou por Brasília, São Paulo e Santos, participará da inauguração da Praça do Centenário da Imigração Tomi Nakagawa, no centro de Londrina.
A programação prevê um almoço com 600 pessoas em um centro de eventos, em Cambé. Naruhito almoçará acompanhado de autoridades do executivo e do legislativo brasileiro.
Mais tarde, a comitiva do príncipe, composta por seguranças e autoridades ligadas ao governo japonês, segue para o Imin Center, em Rolândia. Lá acontece o ponto alto da presença do príncipe na região, com a cerimônia oficial. A solenidade de abertura está prevista para as 14h.
Para Francisco Tan, presidente da Aliança Cultural Brasil Japão no Paraná, entidade organizadora da solenidade, o evento deve atrair visitantes de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. ?A expectativa é de que o Imin Center deva receber pelo menos 50 mil pessoas no evento?, comenta Tan.
Após a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão, cantados por um coral composto por 1,2 mil vozes, Naruhito plantará uma árvore cerejeira, um dos maiores símbolo da cultura da terra do sol nascente. Em seguida, príncipe e comitiva seguirão até o Monumento dos Pioneiros, onde haverá uma celebração religiosa ecumênica.
Após a cerimônia, está prevista uma apresentação de Taiko, uma percussão de tambores com cerca de 150 membros. O evento deve ser encerrado com desfile e apresentação de danças folclóricas das etnias brasileiras, portuguesa, alemã e japonesa, que compõem a geografia cultural da região.
A presença de Naruhito também marca o lançamento da pedra fundamental do Parque Temático Yume, que será construído dentro do Imin Center. Ao final da tarde, o príncipe seguirá para Maringá, onde deve inaugurar a Praça do Japão.