Depois de passar por Brasília, São Paulo e Santos, o príncipe Naruhito, herdeiro do trono do Japão, chega ao Norte do Paraná neste domingo (22) pela manhã para participar das comemorações oficiais, no Estado, dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O principal compromisso do príncipe será em Rolândia, no Imin Center, onde acontece a cerimônia oficial, a partir das 14 horas, com as presenças do vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, do governador do Paraná, Roberto Requião, do ministro do Planejamento Paulo Bernardo, do presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus, do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antonio Vidal Coelho, prefeito de Rolândia, Eurídes Moura, deputados federais, estaduais, prefeitos da região e demais autoridades. A entrada para este evento é gratuita.

continua após a publicidade

O príncipe Nahurito e sua comitiva, composta por 23 pessoas – entre elas deputados, autoridades ligadas ao governo japonês e segurança pessoal -, chegam pela manhã no Aeroporto de Londrina em vôo fretado. No aeroporto, o príncipe será recebido por Requião, José Alencar, Nelson Justus, Vidal Coelho, por Francisco Tan, presidente da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, entidade organizadora da solenidade; deputado Luiz Nishimori, presidente da Comissão Organizadora do Imin 100-PR; Luiz Carlos Adati, coordenador-executivo da Comissão Imin 100 PR; e pelo ex-deputado Antonio Ueno. Após a recepção, eles seguem para a Praça do Centenário da Imigração Tomi Nakagawa, localizada na rua Benjamin Constant, região central da cidade, onde devem permanecer por cerca de 15 minutos.

Em seguida à praça, Nahurito será recebido para um almoço com 600 pessoas no Village Praça de Eventos, localizado na Rodovia BR-369, KM 165 entre Cambé e Rolândia. Ele será esperado por uma comissão formada por autoridades do governo do Paraná, o governador Roberto Requião, lideranças políticas locais, da Embaixada do Japão, a comissão organizadora da Imin 100, grupos de empresários e outros convidados.

A solenidade oficial das comemorações, em Rolândia, começa às 14 horas. No Imin Center estão sendo esperadas cerca de 30 mil pessoas. O estacionamento e a entrada para o Imin Center são gratuitos e há uma Praça de Alimentação com capacidade para 1.500 pessoas sentadas.

continua após a publicidade

Mesmo antes da chegada das autoridades, o local já vai estar repleto de atividades para os visitantes que estiverem chegando. São esperados cerca de 500 ônibus vindos dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

A primeira solenidade oficial no Imin Center, em Rolândia, com a presença do príncipe, será o lançamento da pedra fundamental do Parque Temático Yume, que será construído dentro do Imin Center. Também haverá a inauguração do Monumento Imin 100 anos, construído especialmente para as homenagens.

continua após a publicidade

Ainda próximo ao memorial será plantada pelo príncipe uma muda de Cerejeira. A árvore é um dos maiores símbolos da cultura japonesa. Após o plantio, o príncipe e a comitiva irão até o Monumento dos Pioneiros, onde serão depositas flores em homenagem aos antepassados.

No palco principal, o príncipe se une à comitiva oficial para assistir às apresentações preparadas para as comemorações do Imin 100. A abertura será feita pelo Coral Mil Vozes, que foi montado especificamente para o evento. O Coral apresenta os hinos do Japão e do Brasil. Logo após será feito um minuto de silêncio para lembrar os japoneses que vieram para o Brasil e já faleceram. Em seguida, será realizado um breve culto ecumênico.As atividades artísticas começam após o culto e serão abertas com a apresentação da pirâmide humana e bandas musicais.

Além da característica de reverência aos primeiros imigrantes, a solenidade Imin 100 também celebrará a união de culturas. Serão realizadas danças folclóricas das etnias portuguesa, em homenagem ao país que descobriu o Brasil; brasileira, em agradecimento ao povo que acolheu os japoneses; alemã; por Rolândia ser uma cidade com forte presença de alemães; e japonesa, em reverência ao povo que há 100 anos chegou ao Brasil.

A previsão de saída do príncipe do Imin Center é no meio da tarde, quando ele e sua comitiva seguem para Maringá, onde haverá a inauguração da Praça Japão.