O príncipe chegou ao Paraná no domingo (22). Depois de desembarcar no aeroporto de Londrina, onde foi recebido pelo governador Roberto Requião e pelo vice-presidente José de Alencar, o príncipe inaugurou a Praça Tomi Nakagawa, que leva o nome da última sobrevivente do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses, e participou de um almoço no centro de eventos Village.
Em seguida, a comitiva seguiu para o Imin Center, em Rolândia, onde aconteceu a cerimônia oficial dos 100 anos de imigração japonesa, acompanhada por cerca de 75 mil pessoas. Os últimos compromissos do dia foram cumpridos pelo príncipe em Maringá, onde visitou as obras do Parque do Japão, um moderno complexo esportivo, turístico e cultural, que será inaugurado oficialmente em novembro próximo.
De lá, a comitiva seguiu para a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), para que o príncipe pudesse contemplar um ipê que ele mesmo plantou em 1982, em homenagem à imperatriz Michiko. No Hotel Bristol, Naruhito manteve encontro com representantes da comunidade nikkei. O príncipe e comitiva pernoitaram em Maringá.
Nesta segunda-feira não houve nenhum compromisso agendado em Maringá. Mas as autoridades, entre as quais o prefeito Silvio Barros e os deputados Luiz Nishimori e Ricardo Barros, compareceram com uma hora de antecedência ao aeroporto de Maringá, para um último contato com o príncipe japonês, antes dele embarcar no Boeing 737 cedido pela Presidência da República.
O príncipe Naruhito mais uma vez quebrou o protocolo e fez questão de cumprimentar todos que participaram de sua segurança no Paraná, inclusive os batedores de moto da Policia Militar. Em seguida, cumprimentou os deputados, o prefeito e líderes da comunidade nipo-brasileira.
O cumprimento mais longo foi dedicado ao deputado Luiz Nishimori. ?Eu fiz questão de agradecer ao príncipe por ter vindo ao Paraná, especialmente a Maringá, que não fazia parte de seu roteiro original. O compromisso dele era somente em Rolândia. Mas ele estendeu sua visita a Londrina e Maringá, trazendo alegria para todos nós. A minha avaliação de sua visita é a melhor possível. O príncipe estreitou os laços de amizade entre Brasil e Japão. É lógico que esta amizade já existia, mas a vinda do príncipe trouxe uma aproximação inegável?, destacou.
Segundo o prefeito Silvio Barros, o próprio príncipe fez uma avaliação emocionada de sua visita a Maringá. ?Ouvi dele, momentos antes de embarcar, que estava extremamente feliz com a oportunidade de estender sua visita à cidade. Ao mesmo tempo, agradeceu pelo que nós estamos fazendo para homenagear os descendentes japoneses, com a construção do Parque do Japão. Pelo menos estas foram suas últimas palavras. Acredito que ele está feliz e nós mais ainda?, concluiu.
O cônsul do Japão no Paraná, Soichi Sato, disse que a visita do príncipe ao Brasil vai contribuir muito para despertar as relações entre os dois países. ?O príncipe teve muito boa impressão do Paraná. Gostou do que viu em Londrina, Rolândia e Maringá e sentiu-se feliz pelo resultado de sua visita ao Estado?, concluiu.