Primeiro turno gerou 33 toneladas de lixo eleitoral

Coleta de panfletos iniciada pela Prefeitura logo após o final da votação foi concluída e nesta segunda servidores voltaram às atividades normais

A Limpeza Pública de Curitiba retirou 33 toneladas de material eleitoral despejado nas ruas pelos candidatos até o primeiro turno nas eleições deste ano. A sujeira bateu recorde. Ao todo, foi retirado quase duas vezes mais lixo eleitoral do que no primeiro turno das eleições de 2000, quando se recolheram 18 toneladas de papéis das proximidades dos colégios eleitorais da Capital.
?Na última eleição havia vários candidatos para ocupar diversos cargos, e talvez seja essa uma das explicações para o aumento da sujeira?, disse a gerente de limpeza, Gisele Martins dos Anjos. Segundo ela, ao contrário de anos anteriores, desta vez foram jogados panfletos por toda a cidade, e não só nos colégios eleitorais.

A limpeza das ruas foi iniciada logo após o término das votações e, em cinco horas, 2,5 toneladas de lixo foram recolhidas em apenas cinco locais de votação. Durante toda a semana, 800 servidores (500 da varrição manual, 200 da limpeza especial, que inclui roçada, e 100 da coleta de resíduos vegetais) seguiram um roteiro especial de coleta, que privilegiava os maiores colégios eleitorais. O objetivo era evitar que os santinhos fossem parar nos bueiros da cidade.

O trabalho, que deveria durar até quinta-feira passada, só foi concluído no final de semana. Nesta segunda-feira (14), as equipes de limpeza voltaram à programação normal. Todo o material recolhido foi levado para a Usina de Valorização de Resíduos de Campo Magro e, posteriormente, será reciclado. Gisele disse que, se a população perceber que alguma rua ainda possui panfletos, pode ligar para o Departamento de Limpeza Pública, no 338-8399, e solicitar a limpeza.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo