Começou o verão. Das 10h04 de hoje até as 8h44 do dia 20 de março de 2009, vigora a estação mais quente do ano. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, durante o trimestre janeiro-fevereiro-março do próximo ano, o clima em Curitiba e no litoral paranaense estará quente e chuvoso. Já no interior, o tempo quente e seco continua.
“Em Curitiba e no litoral do Estado teremos muita chuva e temperaturas altas. Prevemos índices climatológicos acima da média”, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun. Para o interior, o Simepar informa que o tempo não será bom para os agricultores. Braun afirma que a ausência de chuvas ainda prevalecerá, prevendo chuvas abaixo da média nas regiões oeste e sudoeste do Paraná. “A situação não mudará nesses três meses. Já nas regiões norte e nordeste, os índices pluviométricos estarão próximos da média. Infelizmente os agricultores deverão contar com a sorte com relação às chuvas. A exemplo de Curitiba, é impossível prever quais serão as regiões específicas atingidas pelas chuvas”, adianta.
Climatologicamente, no Paraná, o verão é uma estação mais chuvosa. De acordo com o Simepar, isso se deve à atuação das frentes que se deslocam pela região e das chuvas associadas aos fenômenos atmosféricos. Esses sistemas conjugados ocasionam chuvas intensas e localizadas de curta duração, muitas vezes acompanhadas de vendavais e granizo, atingindo principalmente as regiões oeste, sudoeste, sul, Região Metropolitana de Curitiba e litoral.
Com relação às temperaturas no verão, o Simepar informa que os índices também apresentam aumento em seus valores à medida que a estação transcorre. As temperaturas mais altas durante a estação se concentram nas regiões oeste, sudoeste, norte e litoral.
Saúde
Dias de sol no parque ou na praia exigem cuidado redobrado com a pele. Filtro solar, portanto, é indispensável. |
Para se expor ao sol do verão, a médica dermatologista Fabiane Mulinari Brenner alerta para os perigos do câncer de pele. “Existem dois tipos de raios ultravioleta que prejudicam a pele. O UVA, responsável pelo envelhecimento da pele, e o UVB, que causa manchas e o câncer”, explica. De acordo com ela, para se proteger contra esses raios, o uso de filtro solar é indispensável. “Além do protetor, devemos usar óculos escuros e chapéu. Só assim estaremos bem protegidos contra o sol”, orienta.
Para aqueles que não conseguem ficar longe do sol, Brenner dá a dica. “A incidência dos raios solares é maior entre as 9h e as 15h. Por isso, temos que evitar esse período para não ter problemas futuros com a pele”, diz.
Aumenta venda de itens “indispensáveis” ao calor
Allan Costa Pinto |
---|
Consumo de sorvete cresce durante a estação, animando comerciantes. |
A preocupação com a saúde da pele faz com que muita gente use o protetor solar durante o ano. Mas, com a chegada do verão, as vendas do produto aumentam até 40%. “O calor faz com que as pessoas se preocupem em se proteger do sol, seja na praia, piscina ou até mesmo em caminhadas”, conta o comerciante José Maria de Souza. A chegada do calor anuncia ainda lucro certo em diversos setores do comércio. Exemplo disso é o ramo das bebidas, que nesta é,;poca do ano tem suas vendas elevadas. “A cada verão registro um aumento nas vendas de água. Porém, em Curitiba, muitos clientes descem para o litoral, por isso, a rotatividade de galões não aumenta, mas sim o consumo dos clientes que ficam na capital”, explica o proprietário de uma revenda de bebidas, Edson Linhares. As fábricas de sorvete também vêem lucro certo. “O início da temporada é a chegada de esperança e bom negócio. Tanto para o atacado quanto para o varejo, esses três meses são de trabalho intenso”, diz o proprietário de uma sorveteria, Helio Granotto. No entanto, o comerciante alerta a população sobre os “piratas” do sorvete. “É muito comum vermos vendedores sem critério de limpeza algum circulando pelas ruas. Esses produtos não têm o cuidado com higiene e, muitas vezes, são produzidos em locais desapropriados”, alerta.