Flagrantes

Primeiro dia da lei antifumo rende duas multas

O bar Armazém São José e a casa noturna Wyn Lounge Bar foram os únicos dois estabelecimentos multados pelas equipes de vigilância sanitária de Curitiba na primeira noite em que vigorou a Lei Antifumo municipal.

Cada um recebeu multa de R$ 1 mil. Em caso de reincidência, esse valor será dobrado. Ao total, 58 locais foram inspecionados na madrugada da última quinta-feira.

Os dois estabelecimentos flagrados pela fiscalização têm 15 dias para apresentar defesa à Secretaria Municipal da Saúde. Na Wyn, pessoas foram vistas fumando, o que para o coordenador dos trabalhos da fiscalização e diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz, representa falta de empenho da gerência do local em preparar sua clientela para conviver com as novas regras de restrição ao fumo em ambientes fechados e de uso coletivo.

Segundo a prefeitura, no Armazém São José não havia adesivos e cartazes de alerta sobre a nova lei afixados nas paredes, além de terem sido encontrados cinzeiros sobre as mesas. O local tinha pontas de cigarro jogadas no chão e forte cheiro no ambiente.

Em todos os outros lugares visitados, as equipes de vigilância encontraram clientes bem informados sobre a impossibilidade de fumar no ambiente interno e outros que iam fumar na calçada, na frente do bar ou no estacionamento. A fiscalização da Lei Antifumo faz parte da rotina de todas as equipes de fiscalização e que atuam também durante o dia.

A reportagem de O Estado entrou em contato com a Wyn e com o Armazém São José. Na Wyn, os proprietários não estavam no estabelecimento e não retornaram a ligação.

O Armazém São José informou que vai tentar recorrer da multa e justificou que não havia nenhum cigarro aceso durante a inspeção e que os clientes disseram à vigilância sanitária que as cinzas do cinzeiro eram de antes da meia-noite, quando a lei ainda não vigorava.

Abrabar

Depois desse primeiro dia de fiscalização, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) emitiu um comunicado de alerta aos estabelecimentos para que os cinzeiros sejam recolhidos das mesas e que os cartazes de ambiente livre do tabaco, disponíveis na Secretaria Municipal da Saúde, sejam afixados nas paredes dos bares.

Já proibido em ônibus, estações-tubo e em vários espaços dos terminais, o uso do cigarro, a partir de agora, também é vetado em todo e qualquer espaço do sistema de transporte, além das áreas de uso comum dos condomínios.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo