Fica pronto ainda neste ano o primeiro colégio estadual voltado à educação especial do Paraná. O Centro Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva, em Curitiba, vai atender 350 crianças e jovens com necessidades especiais educacionais. Com investimento de R$ 1,6 milhão, o centro funcionará no local do antigo Educandário Santa Felicidade, estrutura que ficou abandonada por quase dez anos.
O prédio está na fase final das obras de adaptações e ampliação. Ele conta com 2.990 metros quadrados, divididos em 12 salas de aula e seis oficinas, espaço destinado ao desenvolvimento de atividades culturais e profissionalizantes e demais dependências.
A chefe do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Angelina Matiskei, disse que, ainda neste ano, o centro iniciará o atendimento, com prioridade aos estudantes que apresentam quadros graves de condutas típicas associadas à deficiência mental e que se encontram fora da escola. Ainda de acordo com Angelina, os trabalhos pedagógicos serão iniciados nas próximas semanas, como a formação da equipe e a elaboração do projeto político pedagógico da escola.