As primeiras pistas da Linha Verde, a avenida que a Prefeitura está construindo na antiga BR 116, entram em operação em setembro. Elas serão usadas em alguns trechos para desviar o trânsito do leito central da BR, onde começarão a ser feitas as obras de implantação das canaletas dos ônibus que vão formar o sexto corredor de transporte da cidade. A construção da avenida, iniciada em janeiro, está sendo feita sem bloqueio do trânsito na BR por onde passam, por dia, em torno de 45 mil veículos.
Motoristas que usam a BR – e que precisam redobrar a atenção no trecho em obras- já percebem a mudança de cenário na antiga e congestionada rodovia. Em vários pontos, entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico, canteiros e pistas laterais da antiga BR já se transformaram em pistas novas, pavimentadas e com meio fio. Antes desta etapa foi feita a implantação de um novo sistema de drenagem acabando com riscos de cheias e água parada no asfalto, um dos problemas mais temidos pelos motoristas em dias de chuva.
Iniciadas em janeiro, as obras da Linha Verde seguem em ritmo acelerado. Cerca de 100 máquinas, 150 caminhões e 500 homens estão envolvidos no trabalho que não pára nem nos feriados e fins de semana. As obras, na Linha Verde, são feitas de domingo a domingo e o trabalho é acompanhado pelos moradores e empresários do entorno da rodovia, que são visitados por equipes das empreiteiras e recebem informações sobre as etapas da obra.
As novas pistas podem ser percebidas em diferentes trechos, como acontece no Pinheirinho, à direita de quem segue no sentido viaduto da avenida Marechal Floriano Peixoto – Ceasa, onde duas largas pistas já têm asfalto novo e meio fio.
No sentido inverso, o meio fio e o início das primeiras camadas de pavimentação também permitem perceber onde ficarão as pistas laterais que, na próxima etapa, vão absorver o trânsito da BR enquanto as obras forem feitas no leito central da rodovia. Deste mesmo lado, foi erguido um muro de concreto, com cerca 60 metros de extensão e quase quatro metros de altura, para permitir o aterramento necessário para nivelar as pistas.
Outro ponto da Linha Verde onde já é possível perceber a diferença é a nova rua aberta pela Prefeitura ligando diretamente o Terminal Pinheirinho à avenida. A rua – um prolongamento da João Rodrigues Pinheiro – será exclusiva para os ônibus que sairão do terminal diretamente na Linha Verde, onde haverá oito estações da Rede de Transporte Integrado (RIT). Nestas estações os passageiros poderão trocar de ônibus sem pagar outra passagem.