Sem El Niño ou La Niña, a primavera começa no Brasil exatamente às 7h47 de hoje. Nesse horário, os raios solares incidem diretamente sobre a linha do Equador. É o momento do equinócio ? acontecimento astronômico que determina a mesma duração para a noite e para o dia.
A partir do momento em que o sol cruza a linha do Equador, do Hemisfério Norte para o Sul, os dias passam a ficar mais longos e as noites mais curtas até a chegada do verão, no dia 22 de dezembro, às 5h04.
O meteorologista Carlos Magno, da empresa Climatempo, disse que sem a influência do El Niño (aquecimento anormal da água do Pacífico equatorial), da La Niña (fenômeno oposto), esta primavera não apresentará irregularidades climáticas no Sul e Sudeste, como a má distribuição das chuvas e temperaturas anômalas.
Por ser uma estação de transição, na qual a temperatura e a umidade relativa do ar começam a aumentar gradativamente, é comum que algumas frentes frias provoquem tempestades por causa do contraste térmico.
De acordo com o meteorologista, as temperaturas da estação devem ficar um pouco acima das médias históricas e as chuvas dentro dos índices padrões.
No Paraná, de acordo com a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, o sol vai brilhar, entre poucas nuvens, no primeiro dia da primavera. Em Curitiba, a previsão é de nevoeiro pela manhã. A temperatura no Estado deve variar entre a mínima de 12ºC, em Guarapuava e Palmas, e a máxima de 35 ºC em Foz do Iguaçu. Na capital, a mínima prevista é de 13ºC e a máxima de 30ºC.