A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um levantamento inédito sobre os acidentes nas rodovias do Estado, que aponta os trechos mais perigosos nas estradas sobre circunscrição da PRF. Além de levar em conta o número o novo estudo considera a gravidade dos acidentes ocorridos para apontar onde é mais perigoso dirigir. Assim, de acordo com o levantamento, que considerou todos os acidentes no ano de 2006 até quarta-feira, o trecho da BR-116, entre os quilômetros 115 e 138, próximo a Fazenda Rio Grande, é o com maior índice de gravidade: 31 mortes e 390 feridos neste ano. Só no recorte entre o km 120 e o 121,9 foram 10 mortes.
Também na BR-116, mas no sentido Curitiba-São Paulo, fica o segundo trecho com maior gravidade: entre os quilômetros 23 e 46, passando pela Ponte do Capivari. Nesse espaço, 12 pessoas perderam a vida e 236 ficaram feridas até a última quarta-feira. O recorte mais perigoso é entre os km 42,5 e 43,5, pouco antes da cabeceira da ponte, onde houve dois mortos e 80 feridos. ?É um trecho em seqüência de curvas, bem sinalizado com placas alertando para reduzir velocidade. Isso mostra que a maioria dos acidentes acontece por imprudência ou desatenção?, disse a chefe de comunicação da PRF no Paraná, inspetora Dilcléia Tartaia.
A BR-277 tem quatro trechos entre os 10 mais perigosos do Estado, com destaque para o entorno do quilômetro 600, em Cascavel, onde ocorreram 14 mortes. Mas Dilcléia fez uma ressalva: ?Nos levantamentos anteriores, os trechos eram classificados somente de acordo com o número de acidentes. Assim, uma pequena colisão traseira e um acidente com várias mortes tinha o mesmo peso no cálculo?, explicou Dilcléia. Com isso, trechos com menos acidentes, mas que resultaram em mais mortes e vítimas feridas, foram classificados a frente de trechos com maior número de colisões, porém de menor gravidade.
Com a divulgação desse levantamento, a Polícia Rodoviária pretende alertar o motorista para dirigir com ainda mais atenção nesses trechos, além de servir como orientação para os órgãos responsáveis pela administração das rodovias. ?É extremamente importante divulgar esse balanço nessa época do ano. Em período de férias, o volume de carros aumenta em cerca de 30% em todas as estradas?, lembrou a inspetora.
Apesar de reforçar que a maioria dos acidentes ocorrem por erro ou negligência dos motoristas, ela também salientou que as estradas são antigas e podem não mais estar suportando o grande volume de veículos sobre elas.