As mudanças na nova Lei Seca, com tolerância zero para bebidas alcoólicas, vão fazer a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificar a fiscalização nas estradas do Paraná durante a Operação Carnaval, que começa hoje. A infração pode levar o motorista flagrado para a cadeia. A pena é de 12 meses de suspensão da carteira de habilitação para quem apresentar o índice de 0,34mg de álcool por litro de ar expelido. A multa também é salgada e o motorista terá de desembolsar R$1.915,40, além de acumular sete pontos.

continua após a publicidade

Ano passado, na mesma operação, 52 motoristas foram presos por dirigirem alcoolizados e outros 138 multados. Foram feitos 4.375 testes com bafômetro. Em cinco dias de operação, a PRF registrou 16 mortes e 220 feridos.
Vilão

Mas o álcool não é a única preocupação da PRF, que quer evitar e inibir a imprudência dos motoristas. Para reduzir os riscos de acidentes, as estradas com pistas simples serão limitadas em determinados dias e horários. Veículos com excesso de altura, largura ou comprimento estão proibidos de circular nestas estradas no final da tarde de hoje e de terça(das 16h à 0h), nas tardes e noites de amanhã e quarta-feira (das 6h às 12h).

continua após a publicidade