Simepar

Previsão de muito calor para todo o verão

Depois de uma semana de chuvas e alagamentos em Curitiba e região, finalmente o sol apareceu no fim de semana. Quem estava no litoral aproveitou ainda mais, pois os termômetros chegaram a marcar 29ºC ontem, com sensação térmica de 30º C. Amanhã começa o verão, às 21h38, e a previsão do Simepar é de mais sol e calor nesta semana, com pancadas de chuva.

Para todo o verão a previsão climática é de muito calor. Segundo o Simepar, as temperaturas nos meses de janeiro, fevereiro e março devem ficar acima da média histórica, o que deverá favorecer os temporais (já que o verão é uma estação predominantemente úmida).

Esses temporais podem ocorrer em todo o Paraná, principalmente em Curitiba e região metropolitana, e nas regiões oeste, sudoeste e sul. O mês mais quente será fevereiro, com temperaturas máximas chegando a 30,4ºC no litoral do Paraná, e 26,2ºC, em Curitiba e região.

As regiões do Paraná que terão temperaturas mais altas (depois do litoral) como já é costumeiro, serão o norte e o sudoeste, com máximas de 29ºC. No entanto, a quantidade total de chuvas na estação mais quente do ano ficará bem próxima da média histórica.

Segundo os meteorologistas, isso trará a condição para períodos de seca no estado. Estradas Muita gente optou por passar o fim de semana nas praias. Porém, como a maior parte das pessoas ainda não entrou em férias coletivas, o movimento de retorno na BR- 277 (estrada que liga a capital ao Litoral) foi grande no fim da tarde de ontem.

A concessionária Ecovia registrou picos de 1.300 carros por hora passando pela praça de pedágio, quando o normal são no máximo 700 carros. Na BR-376 (estrada que liga Curitiba a Santa Catarina) também havia fluxo grande ontem no sentido Curitiba.

Apesar da BR-376 estar em meia pista em São José dos Pinhais, devido à colocação de uma passarela (no km 113), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não houve congestionamentos.

A Ecovia estima que o maior movimento na BR-277 deverá acontecer na próxima sexta-feira, dia 24, com picos de 1.500 veículos por hora, e no retorno no domingo, dia 26, com 2.400 carros subindo a serra a cada hora.

De ônibus, mais de 100 mil pessoas devem deixar Curitiba no feriado de Natal, segundo previsão da prefeitura, 3,3 mil ônibus devem sair da rodoferroviária antes do Natal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo