Depois de uma semana de chuvas e alagamentos em Curitiba e região, finalmente o sol apareceu no fim de semana. Quem estava no litoral aproveitou ainda mais, pois os termômetros chegaram a marcar 29ºC ontem, com sensação térmica de 30º C. Amanhã começa o verão, às 21h38, e a previsão do Simepar é de mais sol e calor nesta semana, com pancadas de chuva.
Para todo o verão a previsão climática é de muito calor. Segundo o Simepar, as temperaturas nos meses de janeiro, fevereiro e março devem ficar acima da média histórica, o que deverá favorecer os temporais (já que o verão é uma estação predominantemente úmida).
Esses temporais podem ocorrer em todo o Paraná, principalmente em Curitiba e região metropolitana, e nas regiões oeste, sudoeste e sul. O mês mais quente será fevereiro, com temperaturas máximas chegando a 30,4ºC no litoral do Paraná, e 26,2ºC, em Curitiba e região.
As regiões do Paraná que terão temperaturas mais altas (depois do litoral) como já é costumeiro, serão o norte e o sudoeste, com máximas de 29ºC. No entanto, a quantidade total de chuvas na estação mais quente do ano ficará bem próxima da média histórica.
Segundo os meteorologistas, isso trará a condição para períodos de seca no estado. Estradas Muita gente optou por passar o fim de semana nas praias. Porém, como a maior parte das pessoas ainda não entrou em férias coletivas, o movimento de retorno na BR- 277 (estrada que liga a capital ao Litoral) foi grande no fim da tarde de ontem.
A concessionária Ecovia registrou picos de 1.300 carros por hora passando pela praça de pedágio, quando o normal são no máximo 700 carros. Na BR-376 (estrada que liga Curitiba a Santa Catarina) também havia fluxo grande ontem no sentido Curitiba.
Apesar da BR-376 estar em meia pista em São José dos Pinhais, devido à colocação de uma passarela (no km 113), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não houve congestionamentos.
A Ecovia estima que o maior movimento na BR-277 deverá acontecer na próxima sexta-feira, dia 24, com picos de 1.500 veículos por hora, e no retorno no domingo, dia 26, com 2.400 carros subindo a serra a cada hora.
De ônibus, mais de 100 mil pessoas devem deixar Curitiba no feriado de Natal, segundo previsão da prefeitura, 3,3 mil ônibus devem sair da rodoferroviária antes do Natal.