Hoje comemora-se no Brasil o Dia do Homem, data criada com o propósito de reforçar os cuidados com a saúde masculina no País. Mundialmente a celebração acontece no dia 19 de novembro, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras grupos de defesa dos direitos do homem.
A ideia de que nunca vai morrer prevalece e é uma das principais causas que fazem o homem não se cuidar. A afirmação é do coordenador da Divisão de Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde, Rubens Bendlin. “Maior preconceito do homem é que ele acha que nunca vai adoecer”, constata. O maior exemplo de preconceito masculino é o exame de toque, essencial na prevenção ao câncer de próstata. Para Bendlin, existe no homem um “medo de se expor e mostrar seu problemas, já que ele traz enraizado essa cultura”.
Estatísticas
Bendlin informa que “o homem, em média, vive 7 anos e meio menos que a mulher”. Ele aponta que além da falta de cuidados com a saúde, o envolvimento do sexo masculino é elevado com atos de violência em geral, uso de álcool, suicídio e acidentes de trabalho. Tudo isso colabora para que o homem viva menos do que a mulher.
Campanha do governo foca na cultura da paz
A campanha Agosto Azul pretende mobilizar todo o Paraná com o intuito de promover ações voltadas ao fortalecimento da saúde do homem no Estado. Neste ano, o governo estadual escolheu a violência como tema principal, por ser a principal causa de morte entre os homens. Durante todo o mês haverá diversas atividades nos municípios para alertar sobre a importância da cultura da paz, sobretudo no trânsito, responsável por grande parte das mortes masculinas.
Equipes de saúde também desenvolverão ações focadas na prevenção de doenças comuns entre os homens, como as doenças do coração e do pulmão, além do câncer de próstata. O objetivo principal da campanha é conscientizar a população masculina de que o cuidado com a saúde deve ser diário, lembrando sempre da manutenção de hábitos saudáveis e da consulta médica de check-up.
Oportunidade de melhorar a qualidade de vida
Barracas montadas na Boca Maldita irão chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde do homem. A mobilização acontece das 9h às 16h e marcam o Dia do Homem, com a intenção de incentivá-los a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
A mobilização é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde do Homem do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba. Diversas entidades participam com palestras, que serão promovidas de meia em meia hora sobre temas associados à saúde do homem. Quem passar pelo local receberá folhetos e materiais educativos.
“Os homens precisam de uma conscientização, pois têm vergonha e receio de procurar atendimento médico e essa é uma boa oportunidade para conhecerem os serviços e buscarem orientação”, diz o coordenador da Comissão de Saúde do Homem do Conselho, Olivério Ribeiro.
Aliocha Mauricio |
---|
Objetivo do Agosto Azul é conscientizar população masculina para cuidado diário com a saúde. |