As mudanças nas linhas metropolitanas de transporte coletivo de São José dos Pinhais, programadas para entrar em vigor neste sábado (28), não irão mais ocorrer. No início da tarde desta sexta-feira (27), a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) informou que, atendendo a um pedido da prefeitura do município metropolitano, suspendeu as alterações que havia anunciado há uma semana e decidiu manter as linhas operando normalmente.
Os cortes, fusões e mudanças de itinerários divulgados pelo órgão gestor do transporte coletivo metropolitano geraram bastante críticas de usuários do sistema nas redes sociais. A insatisfação popular com as modificações é um dos motivos para um protesto marcado para esta tarde, a partir das 16h, no terminal Afonso Pena.
O primeiro recuo da Comec aconteceu na quarta-feira, quando divulgou que a linha Curitiba/Apolo não seria mais extinta. O órgão também pretendia transformar a linha Boqueirão/T. Central em Boqueirão/Centro São José, deixando de entrar no Terminal Central; estender a linha Colombo/São José até o Centro do município; encurtar a Curitiba/Pedro Moro até a região do Shopping Cidade, passando a se chamar Pedro Moro/Vila Hauer; unificar as linhas Curitiba/Xingu e Curitiba/Braga na Curitiba/Braga (via Ouro Fino); extinguir a Prado Velho/Pedro Moro; e reduzir o trajeto da Curitiba/Independência, que passaria a ser denominada Curitiba/Afonso Pena (via BR-277) e iria só até o Terminal Afonso Pena. Para se dirigir até o bairro, o usuário teria que embarcar em uma linha urbana.