Presépio vira grande atração de Fazenda Rio Grande

Não é só Curitiba que tem bons atrativos natalinos. Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, um presépio motorizado de 30 metros quadrados vem atraindo uma série de visitantes, inclusive turistas.

Contendo cerca de trezentas peças – entre bonecos de Maria, José e o menino Jesus, animais, casinhas, gruta, roda-gigante, automóveis e até um engenho de erva-mate -, a construção está encantando crianças e adultos.

?É um prazer muito grande ver a alegria das pessoas, principalmente das crianças, quando elas visitam o presépio. Isso vale todo o esforço e a trabalheira para montá-lo?, afirma o aposentado Pedro Santana, idealizador do presépio e principal responsável pela montagem e construção das peças.

Apaixonado por presépios desde a infância, Pedro montou o primeiro há 29 anos, dentro de sua casa. A construção tinha apenas um metro quadrado, mas chamava a atenção dos vizinhos, que com freqüência batiam a campainha e pediam para observá-lo.

No ano seguinte, a construção foi ampliada para cinco metros quadrados e, posteriormente, deixou de caber dentro da residência do aposentado. ?Em 1980, pela primeira vez, construí o presépio em local público, na Igreja Menino Jesus do Prado, na Vila Lindóia, em Curitiba?.

Na Igreja de Fazenda Rio Grande, ele é montado há seis anos. Dessa vez, levei quase um mês para deixá-lo pronto e contei com a ajuda de oito pessoas?, revela. ?Para mim, o presépio representa um resgate das tradições, pois atualmente muita gente deixa de montá-lo justamente devido à grande mão-de-obra?.

O aposentado diz que os gastos financeiros com o presépio são quase irrelevantes. Além de madeira, serragem e tecidos, são utilizados diversos tipos de sucata. O que move as peças é um motor de máquina de lavar roupas adaptado. ?Nos primeiros anos, eu movia as peças de forma manual. Porém, devido ao tamanho do presépio atual, isto daria muito trabalho e ficaria menos bonito?, comenta.

Serviço: A Igreja Nossa Senhora da Luz fica na Rua Quero-Quero, 842, em Fazenda Rio Grande. O presépio pode ser visitado das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira; das 14h às 20h, nos sábados; e das 8h às 12h ou das 14h30min às 19h, nos domingos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo