Prefeitura vistoria estacionamento em shoppings e supermercados

A Prefeitura de Curitiba começou nesta segunda-feira (22) a vistoria em estacionamentos de shoppings e supermercados. A Diretoria de Trânsito de Urbanização Curitiba S/A (Diretran) está verificado a existência de vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência, exigidas por lei. Com a vistoria, a fiscalização confirmará se as vagas têm a sinalização específica, exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

A intenção da Prefeitura é vistoriar, até o início de 2009, toda a rede supermercadista e todos os shoppings da cidade. Nesta segunda-feira (22), foram visitados os shoppings Müeller, Palladium, Crystal Plaza, Park Shopping Barigüi e Água Verde, além do supermercado Angeloni. Todos estes estabelecimentos apresentaram necessidades de adequação na sinalização ou no tamanho das vagas.

Para a Urbs, o espaço adequado para as vagas de pessoas com deficiência e idosos é de 5 metros de largura, por 2,5 metros de comprimento. As vagas para deficientes deverão ter nos dois lados faixas zebradas com 1,2 metro de largura. Outra medida é a colocação de placas informando a regulamentação estabelecida no Estatuto do Idoso (Lei 1074/03) e o artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito, que prevê multa leve de R$ 53,20 ao infrator.

Por enquanto, a Diretran está apenas levantando as informações, que serão repassadas às promotorias do Idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência. Após o levantamento, a Urbs dará um tempo para os estabelecimentos se adequarem, antes de tomar qualquer medida administrativa.

“Vamos orientar os estabelecimentos que ainda não fazem a reserva de vagas devida, ou não estão com a sinalização adequada, que procurem a Diretran para se enquadrarem nas normas legais”, afirmou Rosângela Batistella, diretora de trânsito da Diretran.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna