Termina hoje o Mutirão da Cidadania da Matriz que levou durante a semana obras de melhorias para os bairros da região. A Prefeitura deslocou 91 máquinas e 250 funcionários da Secretaria de Obras para pavimentar, construir calçadas, fazer a limpeza de rios e roçada. Ontem os moradores também puderam contar com serviços oferecidos por outras secretarias. Fizeram testes de colesterol e diabetes, cortaram o cabelo, entre outros.
A Prefeitura de Curitiba realiza os mutirões desde junho de 2006 e já percorreu as nove regionais de administração da cidade. No total, foram gastos R$ 3,5 milhões em obras. ?É um programa que transforma a realidade dos bairros, com obras de infra-estrutura e oferta dos mais variados serviços, melhorando a vida de todos que neles vivem?, diz o prefeito Beto Richa.
Maike Paulo Martins, de 13 anos, aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo de graça. ?Vou economizar?, disse. Já Waldomiro, de 43 anos, estava preocupado com a saúde. Ele usa remédios contínuos e queria saber como estava a pressão. ?Vou dar olhada geral, ver pressão, fazer exames de diabetes, colesterol, me pesar, ver como estou?, falou.
Além dos serviços sociais e de saúde, A Secretaria de Finanças também estava de plantão. A população pode tirar dúvidas a respeito de impostos. A Fundação Cultural e a Secretaria de Esporte e Lazer levaram shows musicais, teatro de fantoches e jogos. A população também pode obter orientação jurídica e previdenciária, como pensão alimentícia, divórcio, ações trabalhistas e investigação de paternidade, entre outros serviços.