A Prefeitura de Curitiba inicia em março a execução de um novo pacote de obras na área da Educação, com investimento superior a R$ 34 milhões. Serão construídos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), distribuídos por sete regionais da cidade. Além disso, os recursos custearão a reforma de bibliotecas em três escolas municipais e a execução de cobertura de quadras esportivas em outras quatro unidades de ensino. As licitações de todas essas obras foram concluídas em dezembro e as ordens de serviços serão assinadas em fevereiro.
Os novos CMEIs fazem parte do maior pacote de investimentos já realizado em Curitiba para criação de vagas na educação infantil. Somadas, as 14 unidades ofertarão mais 2.232 vagas para o atendimento em período integral de crianças de 0 a 5 anos, nos bairros com a maior demanda por educação infantil. A previsão de entrega das unidades varia de nove a onze meses.
Dos 14 CMEIS, três serão erguidos na regional Bairro Novo, três na regional Pinheirinho, dois na regional CIC, dois na regional Cajuru, dois na regional Portão, um na regional Boa Vista e um em Santa Felicidade (CMEI São João).
“Estamos honrando o compromisso de dar prioridade à educação e expandindo fortemente a oferta de vagas para crianças da educação infantil. Até 2016 serão criadas 16 mil novas vagas para essa faixa”, diz o prefeito Gustavo Fruet.
A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, explica que as novas vagas serão criadas com a construção de 42 CMEIs, além da ampliação de turmas de pré-escola nas escolas e de convênios.
Atualmente oito CMEIs estão em obras, o que vai resultar em mais 1.400 vagas: CMEI Xapinhal II (Sítio Cercado), CMEI Fazenda II (Boqueirão), CMEI Vila Verde II (CIC), CMEI Diadema (CIC), CMEI Rio Bonito (Campo do Santana), CMEI Timbori (Campo do Santana) CMEI Moradias da Ordem (Tatuquara) e CMEI Portão (Portão)
No final de 2014, a Secretaria Municipal de Obras Públicas entregou os CMEIs Jardim Futurama (bairro Umbará) e Serra do Mar (bairro Cajuru), resultando em mais 300 novas vagas.
Desde 2013 já foram entregues à população curitibana os CMEIs Ioko Hara, Vila Vitória, Iodéia Felício, Guilherme Canto Darin, Issis MontSerrat, Cora Coralina. Também entrou em funcionamento o CMEI Juril Carnasciali, no Pinheirinho. As obras haviam sido concluídas em 2012, mas o atendimento com as crianças começou em 2013. Somente com essas unidades, quase mil vagas foram criadas.
Escolas
A melhoria da estrutura das escolas municipais também vem recebendo atenção especial da Prefeitura. As escolas Leonor Castellano,Theodoro de Bona e Desembargador Marçal Justen vão ganhar novas bibliotecas. Nas escolas Professora Nansir Cecato Cavichiolo, Nympha Maria da Rocha Peplow, Dr. Oswaldo Cruz e Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho serão feitas obras de cobertura das quadras poliesportivas, totalizando investimento superior a R$ 2,5 milhões.
Desde 2013, oito escolas municipais receberam quadras cobertas, quatro receberam bibliotecas novas e outras duas ganharam gibitecas.