Duzentos caminhões carregados de concreto estão sendo usados, nesta quarta-feira (26), na implantação dos primeiros 160 metros da canaleta central da Linha Verde Norte.
Pela pista exclusiva ao transporte irão circular futuramente duas linhas de Ligeirões, interligando o Pinheirinho ao Atuba e o Atuba à praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba.
“Esta obra prepara a Linha Verde Norte para a Rede Integrada de Transporte ligando Curitiba de Norte a Sul e integrando a nossa cidade aos municípios da Região Metropolitana pelo novo eixo de desenvolvimento”, disse o prefeito, Luciano Ducci.
As obras de implantação da canaleta estão sendo feitas no eixo da BR próximo à passarela da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esta etapa da Linha Verde fará a ligação da UFPR até o viaduto da Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, num total de 2,3 quilômetros de extensão.
Rolos compressores estão compactando a primeira camada de concreto que dará durabilidade ao novo pavimento. Para construir a canaleta, foi preciso escavar mais de três metros e fazer a substituição da terra argilosa por pedras compactadas.
A nova camada de concreto rolado terá 14 centímetros de espessura. Sobre ela, será colocada uma placa de concreto, que vai dar mais resistência a pista, por onde irá trafegar o maior ônibus do mundo.
No trecho da Linha Verde Norte em construção serão feitos, no total, 2.350 metros de canaletas exclusivas. A conclusão dos trabalhos desta primeira camada de pavimentação da canaleta está prevista para o fim do mês de novembro.
Trincheiras – Em paralelo ao trabalho nas canaletas, a Prefeitura está construindo a nova trincheira da rua Agamenon Magalhães na Linha Verde Norte. Nesta etapa, a Linha Verde Norte passa por seis bairros: Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. As obras estão orçadas em R$ 52 milhões com recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Rodovia urbanizada – A Linha Verde Norte contará com obras de drenagem, canaletas exclusivas para os ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Nos moldes do que foi feito na região Sul da cidade, a Linha Verde em seu eixo norte terá 12 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.
O viaduto da Avenida Afonso Camargo será duplicado e ganhará um mini-terminal de ônibus, interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o Pinheirinho. Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação tubo, que será construída na em baixo do viaduto, na Afonso Camargo.