A mensagem do prefeito Cássio Taniguchi solicitando autorização para abertura de um crédito suplementar adicional de R$ 83,8 milhões foi encaminhada na manhã de ontem à Câmara de Vereadores. Os recursos vão para o Programa de Transporte Urbano de Curitiba e serão aplicados na primeira etapa de obras do Eixo Metropolitano de Transportes, na BR-476.
A maior parte do crédito suplementar no valor de R$ 75,4 milhões – é proveniente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia parte do Programa de Transporte Urbano. Os restantes R$ 8,38 milhões são da contrapartida do município. O valor do crédito adicional representa 25% do investimento total previsto no Programa de Transporte Urbano que é de R$ 344 milhões.
Na mensagem, Cássio argumenta que a implantação de um corredor de transporte coletivo no trecho urbano da rodovia vai garantir um novo eixo de desenvolvimento para toda a Região Metropolitana. Ele será integrado à rede de transporte coletivo já existente, ao uso do solo e ao sistema viário.
Com a implantação do Contorno Leste, o trecho da BR-476 que pertencia à BR-116 será incorporado ao sistema viário municipal. Neste trecho, de 20 km, será implantada a obra.O projeto abrangerá diretamente 23 bairros da capital. Serão implantados três terminais de integração, doze estações intermediárias, trincheiras, parque linear e ciclovia. Serão criados oito binários (sistema de ruas paralelas em sentido contrário) e sinalização semafórica.
A primeira etapa de obras do Eixo Metropolitano de Transportes, na qual serão aplicados os recursos do crédito suplementar, abrange 8 km entre a BR-476, no Pinheirinho, e a Praça Eufrásio Corrêa, na área central.
Está prevista a implantação de obras viárias e estações intermediárias de ônibus, pavimentação de trechos entre o Pinheirinho e a Avenida Marechal Floriano e a ligação efetiva desta avenida com o centro.
Depois que o pedido de crédito adicional estiver aprovado será feita a publicação do edital e a assinatura do empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ambas previstas para setembro. O contrato com a empresa vencedora da licitação será assinado até o fim do ano. As obras devem começar em janeiro de 2004.