A Prefeitura de Curitiba liberou na quarta-feira (23) o trânsito sobre a nova ponte de concreto da Linha Verde, perto do Colégio Medianeira, no Prado Velho. Foram abertas mais três pistas, no sentido entre Pinheirinho e Atuba. Ao todo serão oito pistas, sendo duas exclusivas para ônibus. “Neste ponto da antiga BR 476 havia um gargalo, que provocava congestionamentos. Com a abertura de mais pistas, o trânsito flui melhor e traz mais segurança para os pedestres”, afirmou o coordenador da Linha Verde, Wilson Justus.

continua após a publicidade

O trecho liberado fica entre a rua Imaculada da Conceição e o Colégio Medianeira. Neste local, a Prefeitura construiu duas pontes de concretos, investindo R$ 4,5 milhões. As novas pontes têm 70 metros de largura, cruzando o Rio Belém. Elas contam com guarda-corpo e pista de acesso para pedestres e ciclistas.

Em uma das pontes, com 9 metros de largura, foram construídas as canaletas de ônibus, por onde passará a futura linha de interligação entre Pinheirinho e o Atuba. Em janeiro, será construída a “cabeceira” (pista de acesso à ponte) das canaletas, seguida da concretagem de parte destas pistas. Este trabalho será feito, após a retirada da antiga passarela de concreto, programada para início do ano, quando acontecem as férias escolares.

Passarela

continua após a publicidade

A cerca 150 metros de distância, no mesmo bairro, estão em construção as novas rampas de acesso da passarela, por onde deverão passar 15 mil pessoas que vivem na região, além de alunos do Medianeira e do campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A nova passarela vai substituir o antigo equipamento, que não obedece às normas de acessibilidade. A passarela em construção é toda metálica, com piso em concreto antiderrapante e piso táctil. Será montada uma cobertura, feita com placas metálicas, para proteger os pedestres nos dias de chuva.

continua após a publicidade

O equipamento terá 56,8 metros de comprimento por 2,9 metros de largura, com altura máxima de 7,20 metros. Para acessar a passarela, serão construídos seis lances de rampas com áreas de acessibilidade para pessoas com deficiência.