Fotos: Lucimar do Carmo/O Estado |
Corte gratuito de cabelo foi um dos serviços mais procurados nos estandes da Praça Aníbal Curi. |
Com a instalação de um posto avançado da Prefeitura para atendimento à população na Praça Aníbal Curi, chega ao final, hoje, mais um Mutirão da Cidadania, promovido pelo município de Curitiba para levar melhorias e serviços aos bairros da cidade. Nesta última semana, os beneficiados foram os moradores da Regional Pinheirinho, que compreende os bairros do Capão Raso, Pinheirinho, Tatuquara, Campo de Santana e Caximba. A sétima edição do mutirão encerrou as atividades deste ano. O programa continua em 2007, iniciando com o atendimento às duas regionais que ainda não receberam a ação.
Durante a semana, a Prefeitura deslocou 100 máquinas e 250 funcionários da Secretaria de Obras para o Pinheirinho. Eles realizaram melhorias principalmente na malha viária, como pavimentação, recuperação de pavimento, limpeza de rios e roçada. Segundo o administrador da Regional, Juliano Borghetti, foram investidos mais de R$ 800 mil em obras de pavimentação, saneamento e iluminação pública, entre outras. A estimativa da Regional é que 30 mil pessoas foram diretamente beneficiadas pelas obras.
Volnei passou por todos os estandes do mutirão. |
No encerramento do mutirão, a Praça Aníbal Curi tornou-se um verdadeiro centro de serviços à comunidade. Quem foi à praça ontem pôde, gratuitamente, fazer exames de saúde, cortar o cabelo, ter atendimento jurídico, receber informações sobre trânsito e moradia, além de participar de uma vasta programação de cultura e lazer e ainda levar mudas de plantas para casal, entre outras ações de educação, saúde, e ação social. ?Vim aqui para conhecer o funcionamento da Regional. Aproveitei e trouxe a família toda para cortar o cabelo. É um serviço importante e que, às vezes, não se tem recursos para fazer?, comentou a dona- de-casa Maria da Glória, enquanto aguardava na fila do ?salão de beleza?. O catador de papel, Volnei Silveira, aproveitou o dia e passou por todos os estandes do mutirão. ?Nunca teria dinheiro para fazer isso que estão nos oferecendo aqui?, disse.
Além de participar das atividades do final de semana, o autônomo, Nilson dos Santos, contou que acompanhou as obras realizadas em seu bairro nos últimos dias. ?É importante ter uma semana em que as atenções estão concentradas na nossa comunidade. Acompanhei tudo, vi obras de meio-fio, instalação de postes de luz. A Prefeitura está de parabéns. Esperamos que esse programa continue no ano que vem?, disse. O posto avançado da Prefeitura funcionará na Praça Aníbal Curi até o final da tarde de hoje.