Prefeitura de Curitiba iniciou nesta sexta-feira (6) um projeto-piloto para a instalação de paraciclos em algumas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) da cidade. O objetivo é atender a demanda por estacionamento para bicicletas existente em alguns pontos da cidade.

continua após a publicidade

O primeiro equipamento foi colocado na Rua Paula Gomes, perto da esquina da Rua Duque de Caxias, no bairro São Francisco. Uma vaga antes destinada ao EstaR foi ocupada por um paraciclo com oito vagas para bicicletas, além de uma floreira para a separação com as vagas normais de estacionamento de carros. A sinalização do local estará completa até o início da próxima semana, quando os ciclistas poderão utilizar gratuitamente as vagas.

De acordo com o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Jorge Brand, o Goura, a iniciativa está relacionada à discussão sobre o uso do espaço viário em Curitiba. “Temos uma demanda por mais locais para estacionamentos de bicicleta na cidade, em espaços da alta concentração de pessoas, como o São Francisco. A cidade não pode ser feita pensando apenas no automóvel. Na vaga de estacionamento de um carro podem ser colocadas de oito a dez vagas para bicicletas”, diz Goura.

O órgão já está analisando e mapeando os locais do EstaR na cidade para a instalação de novos paraciclos. A população de Curitiba também poderá fazer solicitações de paraciclos em vagas de EstaR à Coordenação de Mobilidade Urbana, por meio do serviço 156 ou diretamente na Setran. Os engenheiros e técnicos da secretária farão a análise de viabilidade dos pedidos.

continua após a publicidade