O trecho urbano da antiga BR-116, que se transformará na Linha Verde, já está em obras. No canteiro perto do viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto, o serviço de drenagem faz parte do conjunto de obras que transformará a antiga rodovia na maior avenida da cidade, sendo essencial para que possam ser feitas, a seguir, terraplenagem e pavimentação.
O projeto da via irá além das obras na antiga BR-116 e inclui ainda binários e estações que unirão os dois lados da cidade que estão divididos pela antiga rodovia. O trecho do binário Santa Bernadethe, que integra a Linha Verde, já está sendo feito.
Na tarde de quinta-feira, os tubos de um metro de diâmetro para a rede de galerias de águas pluviais, que aumentarão a vazão das águas da chuva, começaram a ser levados para o trecho onde também terão início as escavações, no canteiro próximo à avenida Wenceslau Braz, sentido Marechal Floriano – Pinheirinho.
O motorista que usa essa marginal e os que acessam a marginal vindo pela Wenceslau Braz já encontram a sinalização indicativa das obras.
A obra exigirá a remoção da terra numa extensão de mais de 500 metros de extensão e a tubulação antiga, que é menor, e que puder ser aproveitada pelos Distritos de Manutenção Urbana, serão separadas para futura utilização.
As obras que começam agora representam 55% de toda a extensão da Linha que, futuramente, se estenderá até o Atuba. O serviço deve ser concluído em 15 meses e será feito sem o bloqueio total da antiga BR-116.
Será formada por uma canaleta exclusiva para ônibus, vias marginais e vias locais interligadas às marginais, além de oito estações para embarque e desembarque dos passageiros, sistema de iluminação e estrutura para a implantação dos novos semáforos e quatro binários. Juntas, todas as obras somarão 65,5 quilômetros de ruas pavimentadas. (SMCS)
