Prefeitura inicia ações integradas contra a dengue

A Prefeitura Municipal de Curitiba lançará neste sábado (28), em áreas de risco das regionais Boqueirão e Santa Felicidade, as “Ações Integradas Contra a Dengue” de 2009. As atividades – de coleta de lixo, limpeza de terrenos e distribuição de material informativo – visam manter a população em alerta permanente contra a doença, que até agora não registrou casos determinados dentro da cidade. A mobilização acontecerá das 9h às 12h.

“O trabalho feito em parceria com a população tem sido muito bom ao longo de todos esses anos, mas não podemos esquecer que estamos tratando de problema concreto de saúde pública em muitos lugares do Brasil e países vizinhos. Com isso, o risco de a dengue chegar a Curitiba existe e precisa ser evitado”, observa o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.

Nesses três primeiros meses do ano, Curitiba contabiliza dez focos identificados e destruídos, 110 casos notificados da doença e quatro confirmados. As vítimas estiveram na Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará.

As ações integradas são uma parceria entre as secretaria municipais da Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Educação, Abastecimento e do Esporte e Lazer. As áreas escolhidas para concentrar os esforços dessa primeira etapa foram as vilas Nova e Pantanal, no Boqueirão, e Bom Menino, próximo ao shopping Barigui.

Nesses locais, desde o início da semana, foram removidos lixo reciclável e caliça de casas e margens de rios. Terrenos e valas foram limpos. Os moradores encontrados em casa também foram convidados a limpar seus terrenos e, usando aplicando o check list distribuído pelos agentes comunitários de saúde, a conferir se não sobrou nada que possa armazenar água e, em consequência, servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Até o momento, no Boqueirão, foram retirados 18,7 toneladas de lixo e 10 toneladas de caliça. A expectativa é de que, com a remoção que será feita amanhã, o total de lixo removido suba para 30 toneladas e o de caliça para 20 toneladas.

No Boqueirão, quem ainda tiver em casa itens como papelão, embagens, papéis e cadernos e óleo de cozinha velhos poderá trocá-los por verduras e legumes. Cada 2 litros de óleo ou 4 quilos de lixo equivalem a 1 quilo de alimentos. Em Santa Felicidade, os moradores poderão trocar os resíduos por mudas de flores.

As próximas etapas das ações integradas deste primeiro semestre acontecerão em 4 de abril (Pinheirinho), 18 de abril (Boa Vista e Matriz), 9 de maio (Bairro Novo e Portão), 6 de junho (CIC) e 20 de junho (Cajuru).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna