Foto: Aliocha Maurício/O Estado

Waldemar cedeu espaço para evitar pichações, mas recebeu aviso.

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Encontrar muros com pinturas de publicidade é muito comum em qualquer bairro de Curitiba. Mas este artifício é proibido pela lei municipal n.º 11.095/2004. ?É proibida qualquer pintura de publicidade em muro?, esclarece José Luiz Filippetto, diretor do departamento de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo.

A publicidade em muros só pode ser feita em placas metálicas, pintadas e molduras, segundo o decreto 739/2003. Elas podem ser fixadas em até um sexto do muro com até 20 metros. Para muros com distâncias maiores, a proporção cai para um oitavo, informa Filippetto.

A Prefeitura de Curitiba está fiscalizando a aplicação dessa lei. Todas as empresas que utilizaram publicidade pintada em muros já foram notificadas sobre a irregularidade. ?Foi solicitada a retirada da pintura. Nossa intenção não é multar, primeiramente. Quando não somos atendidos, fazemos a contrapropaganda?, afirma Filippetto. Essa contrapropaganda é o aviso colocado nos muros, informando a população que aquela situação é irregular.

Os avisos de publicidade irregular apareceram no muro da casa de Waldemar Todesco, na Avenida Anita Garibaldi, no bairro Ahu. Há um ano, ele cedeu o muro da casa onde mora, na esquina com a Rua Eça de Queiroz, para que empresas expusessem suas marcas no local. ?Não sabia que era irregular. Optei por ceder o espaço do muro para fugir das pichações, que são um problema grave da região. Os avisos de irregularidade foram colocados no muro, mas não me deram nenhuma satisfação?, comenta.

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Filippetto conta que houve uma reunião em agosto do ano passado entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e os pintores de muro. Foram encaminhadas cópias da legislação para os pintores e  discutidas alternativas para que eles continuassem trabalhando. ?Infelizmente, senti um retrocesso. Muitos muros foram pintados de branco e deixados em boas condições, mas 40 dias depois os muros voltaram a ser pintados. Vamos continuar notificando as empresas e fazendo a contra propaganda?, explica Filippetto. Para ele, a continuidade da prática está ligada com o desconhecimento da legislação. Qualquer empresa ou pessoa interessada em fazer publicidade em muros deve procurar o departamento do uso do solo da Secretaria Municipal de Urbanismo para obter mais orientações.