A Secretaria Municipal da Saúde lança nesta sexta-feira (17) uma campanha de orientação a curitibanos e turistas para que brinquem saudáveis neste Carnaval. Serão feitas atividades educativas na Rodoferroviária, em praças de pedágio e em locais estratégicos da cidade.
Na Rodoviária, a abordagem terá como foco a prevenção à Dengue e a doenças sexualmente transmissíveis, com orientação da Saúde municipal e a participação de representantes de organizações não-governamentais militantes no segmento.
Na saída para as praias do litoral paranaense, o trabalho será realizado por integrantes da equipe do Distrito Sanitário Cajuru, e no terminal Santa Felicidade, pela equipe do Distrito Sanitário regional. Nos pedágios, as ações terão a participação dos funcionários das concessionárias.
Saúde integral
A prioridade será a prevenção da Dengue e da AIDS, com orientações para o sexo seguro. Serão distribuídos folhetos e entregues preservativos aos cidadãos.
As informações alertam ainda sobre outras situações de risco de quem vai viajar ou mesmo ficar por aqui. É o caso da leptospirose, doença grave que pode afetar quem entrar em contato com água de enchente ou terreno úmido e contaminado pela bactéria eliminada com a urina do rato.
Não dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas é outra precaução importante, bem como consumir alimentos leves e frescos (para evitar episódios de intoxicação alimentar) e abusar do sol.
Se apesar de todas essas precauções o organismo der sinal de que alguma coisa não vai bem, o melhor a fazer é procurar o serviço de saúde mais próximo o quanto antes. Mais do que não desperdiçar os dias de descanso ou divertimento, é uma questão de responsabilidade com a própria saúde.
Dicas saudáveis
Dengue – combater os criadouros (qualquer objeto que acumule água) e, em áreas de ocorrência do mosquito Aedes aegypti, usar repelente, roupas que protejam principalmente as pernas e hospedar-se em locais com telas de proteção nas janelas.
Aids – assim como as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada, ela pode ser prevenida com o uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Leptospirose – a bactéria causadora da doença tende a estar presente na água contaminada pela bactéria eliminada com a urina dos ratos ou na terra úmida por onde passam esses roedores. Por isso, deve-se evitar áreas alagadas. Quando necessário entrar em contato com elas, usar calçados fechados, meias e calças compridas. As mãos devem ser protegidas com luvas ou sacos plásticos bem fechados.
Trânsito – nunca dirigir após beber, trafegar na velocidade permitida e observar as condições mecânicas do carro.
Alimentos – consumir os que estejam frescos e descartar os que apresentarem odor, cor ou aspecto alterado. Eles devem estar protegidos do sol e da ação dos insetos. Não comprar para comer na praia gêneros perecíveis (como camarão e queijo).
Sol – expor-se até as 10h e após as 16h, usar filtro solar, chapéu e óculos e beber bastante líquido (preferencialmente água tratada ou mineral e sucos de frutas).