Obras há tempos aguardadas pela população de Curitiba devem começar a sair do papel em breve. Com investimentos que beiram R$ 2 milhões, a Secretaria de Meio Ambiente irá licitar este mês mais dez obras em vários bairros.
Uma das melhorias mais cobradas é a reformulação da Praça do Redentor, a Praça do Gaúcho ou do Skate, no São Francisco. Como o Paraná Online já mostrou, os moradores e comerciantes da região reivindicam mais segurança. A prefeitura promete trocar o piso por placas de concreto, criar um boulevard com iluminação especial, espaços de estar e floreiras, além de delimitar e organizar as mesas dos estabelecimentos comerciais.
Também estão previstas a revitalização da pista de rolimã do Parque São Lourenço; a implantação de área de lazer na Rua Engenheiro Eduardo Afonso Nadolny e parquinho na Praça Alceu Mileke, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC); cancha de vôlei no Jardinete Andreia Cristina Ferreira, no Orleans; quadra de basquete na Praça Eli Ribeiro da Silva (antiga praça 5), na CIC; e revitalização da área de lazer na Rua Juarez Távora, no Tatuquara.
Serão feitas concorrências públicas para implantar sete bosques de conservação da biodiversidade urbana – cinco na CIC, um no Tatuquara e um no Uberaba.
Antiga reivindicação dos moradores da CIC, a Praça Central da Vila Verde será revitalizada. Está prevista a construção de um Centro de Educação para a Sustentabilidade no Parque Guairacá, no Fazendinha, e jardinete na Rua Wadih Riskala, no Campo do Santana. O pacote também prevê colocação de alambrados em canchas de futebol do Campo de Santana e CIC.