Prefeitura discute detalhes do projeto de implantação de um viaduto estaiado (suspenso com cabos de aço) na confluência das avenidas Comendador Franco (avenida das Torres) com a Coronel Francisco H. dos Santos. A obra melhorará a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277. Além de desafogar o trânsito, o viaduto será um marco referencial na cidade pelo seu aspecto moderno, uma verdadeira obra de arte a céu aberto.

continua após a publicidade

O viaduto por cima da avenida das Torres terá um vão livre de 134 metros suspenso por 11 cabos de um lado e 10 no sentido reverso. Os cabos são ancorados num mastro de 69 metros de altura. O tabuleiro do viaduto terá 25 metros de largura com quatro faixas de circulação, duas em cada sentido da via. Além das pistas, o viaduto terá ciclovia compartilhada nas duas laterais para o trânsito seguro de ciclistas e pedestres. Nas laterais serão construídas quatro alças de acesso para as conversões.

Com o viaduto serão eliminados os semáforos no cruzamento dessas duas avenidas e fluxo será contínuo tanto pela avenida das Torres como pela Francisco H. dos Santos. A passagem do aeroporto para Curitiba nesse trecho será livre, por exemplo. Além dos veículos, o ônibus do transporte coletivo também serão beneficiados com a obra, pois além de ser uma importante ligação de duas partes da cidade, o cruzamento fica numa região de intenso comércio e serviço.

 

continua após a publicidade