Outra hora, outro preço

Prefeitura estuda baratear a tarifa fora dos horários de pico

A tarifa diferenciada por horário pode ser a próxima grande mudança no sistema de pagamento do transporte público em Curitiba. A implantação de valores diferenciados ainda está em estudo pela Urbanização Curitiba S/A (Urbs) e não deve entrar em vigor antes de 2015. “Esta é uma das possibilidades que estamos estudando para ver que tipo de desconto poderia ser feito com o uso do transporte público fora do horário de pico”, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior.

No estudo também estão sendo avaliadas as linhas que apresentam maior concentração de usuários e os horários mais atrativos. A alteração do sistema de recarga do cartão passa a ser em reais, e não mais em créditos, a partir de 1.º de agosto, o que vai permitir a cobrança diferenciada das tarifas de domingo e da linha Circular Centro, que custam menos que a tarifa convencional, hoje em R$ 2,70.

Um sistema semelhante de tarifa diferenciada por horário está em estudo pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), no qual os passageiros teriam 10% de desconto no uso de ônibus fora do horário do pico. Porém, a prefeitura local pediu um estudo mais aprofundado do impacto que a mudança pode causar na tarifa e a implantação foi adiada.

Em Curitiba também não há uma previsão de impacto na tarifa. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) se mostra favorável à mudança e afirma estar acompanhando as avaliações feitas pela Urbs. “O Setransp acompanha todos os estudos e projetos que envolvem o transporte público porque suas filiadas são responsáveis pela operação do sistema”, explica o presidente do sindicato, Maurício Gulin.

Já o professor Lafaiete Santos Neves, especialista em transporte público que integrou a Comissão de Análise da Tarifa, criada ano passado pelo prefeito Gustavo Fruet, não reprova as ações, mas aponta que são insuficientes para mudar o transpor público e atrair mais usuários. “Tenho acompanhado o transporte público ao logo de 30 anos e acho que cobrar tarifa diferente em horários entre picos não vai alterar a questão em nada. Não vai atrair mais passageiros”, comenta.

Para ele, a solução é simples: basta reduzir o valor da tarifa técnica. “Fizemos 106 recomendações para que a tarifa técnica fosse reduzida, este mês completa um ano deste trabalho e nada foi feito. É até uma falta de respeito com a comissão. Mas é simples, se quiser atrair mais passageiros tem que baixar o preço da tarifa. Hoje ela é tão alta que compensa você usar seu carro particular”, critica.

Estudos

Segundo o presidente da Urbs, outras mudanças estão próximas de ser implantadas pela autarquia. O início das alterações aconteceu com a implantação do cartão de transporte avulso e a autorização para que o sistema de recarga não seja mais em créditos, mas em reais, para facilitar a cobrança diferenciada das tarifas. Mas outras mudanças estão em estudo.

Porém, apenas o cartão pré-pago está previsto para ser implantado até o final do ano. As demais só devem ocorrer a partir de 2015. “Estamos estudando a ampliação do sistema e tudo depende da receptividade destas medidas. Isto é algo que vamos avaliar nos próximos meses. O estudo é feito por grupos de trabalho que trouxeram uma série de contribuições”, explica Gregório.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna