O prefeito de Curitiba, Beto Richa, assinou nesta quarta-feira (29) um termo de comodato com a Associação Paranaense de Cultura (APC), entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), para implantação de oito câmeras de monitoramento em pontos de ônibus ao redor do campus da universidade, no bairro Prado Velho.
“Esta parceria vai beneficiar milhares de pessoas da comunidade acadêmica, os moradores do bairro e as pessoas que circulam na região. É mais um reforço às ações que temos desenvolvido para minimizar os problemas da segurança pública que tanto afligem o cidadão curitibano”, disse o prefeito.
Ao entregar simbolicamente uma câmera ao prefeito, o reitor da PUC, Clemente Ivo Juliatto, agradeceu pelas benfeitorias que a Prefeitura tem promovido na região, como as obras da Linha Verde e o novo binário PUC, que será entregue no dia 8 de maio. “Agora, além de mais bonito, o bairro ficará muito mais seguro, beneficiando toda a comunidade. Esperamos que esta ação atinja o objetivo de inibir ainda mais as ocorrências que aconteciam na região do campus”, disse o reitor.
As oito novas câmeras serão usadas para monitorar a entrada e saída dos alunos da instituição e também auxiliarão na fiscalização e manutenção dos equipamentos municipais, como estações-tubo e pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição, Guabirotuba e Iapó. Para evitar que os equipamentos sejam alvo de vandalismo, todas as câmeras receberão uma capa blindada.
O monitoramento será feito pela Secretaria Municipal da Defesa Social a partir de uma central que será montada nas instalações físicas do Módulo da Guarda Municipal na praça Plínio Tourinho, que foi desocupado pela Polícia Militar.
O Secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos, disse que esta nova parceria, entre outras tantas que a instituição mantém com o município, deve trazer muitos benefícios. “A participação da iniciativa privada reduz os custos para o poder público e aumenta o engajamento e a responsabilidade nas questões da segurança pública, em que mesmo o município não tendo atribuição específica, tem feito um grande esforço”, disse Santos.
Os equipamentos para filmar, transmitir e gravar imagens foram cedidos à PUC-PR pela empresa Comtex, fabricante de equipamentos com sede no Rio de Janeiro e escritório em Curitiba. A empresa instalou 253 câmeras na parte interna do campus da PUC. “É o maior sistema universitário instalado na América do Sul e, desde a implantação, verificamos uma redução de dois terços dos casos de violência registrados na área do campus”, disse o diretor-presidente da empresa, Alexandre Moura.
Participaram também da solenidade de assinatura do termo de comodato o Irmão Dario Bortolini, presidente APC, Marco Antônio Barbosa Cândido e Pedro Nelson Lacava, superintendente e diretor da APC, respectivamente, André Thiel Stinglin, da Assessoria Jurídica APC, Luis Carlos de Andrade Santos, gerente de segurança e Sérgio Itamar Alves, membro do Comitê de Segurança APC.