Nesta terça-feira (04), a Prefeitura de Curitiba e a Copel realizam operação conjunta para a retirada de cabos aéreos irregulares das ruas Mariano Torres e Tibagi. No total, o trabalho será realizado em 14 quadras.
A retirada acontece entre 9h e 11 horas e entre 14h e 16h30, começando pela Mariano Torres, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, na pista da direita, que fica bloqueada durante a realização do serviço. O trabalho segue pela Tibagi, a partir da Rua Amintas de Barros, com bloqueio da faixa esquerda da via.
Prefeitura e Copel têm realizado operações regulares de corte de fios e cabos irregulares em Curitiba. As ações acontecem depois de vencidos os prazos dados às empresas de TV a cabo, telefonia e internet para que regularizem a situação de seus equipamentos.
Em 2014, as ações conjuntas para retiradas de cabo foram realizadas na Av. Visconde de Guarapuava, entre as ruas Desembargador Westphalen e Castro Alves (18 quadras); na Al. Dr. Carlos de Carvalho, entre as ruas Visconde de Nacar e Desembargador Motta (quatro quadras); na Rua Benjamins Lins/Av. do Batel, entre a Rua Desembargador Motta e o início da Rua Bispo Don José (dez quadras).
Em setembro, Prefeitura e Copel retiraram 40 postes de energia da Rua Comendador Araújo, entre as ruas Visconde de Nacar e Des. Mota, também na região central, após as empresas transferirem o cabeamento aéreo para dutos subterrâneos na via.
A operação desta terça inicia uma nova etapa, que deve se estender pela Avenida Comendador Franco, a Avenida das Torres, em data ainda não definida.
Operação de emergência
Equipes da Prefeitura de Curitiba realizaram na manhã desta terça uma operação de emergência para a retirada de cabos irregulares mal instalados que caíram no cruzamento das ruas Padre Agostinho e Visconde de Nacar, no bairro Mercês, bloqueando o trânsito na região.
Situações como esta têm ocorrido em outras regiões da cidade e suas soluções estão sendo cobradas pela Prefeitura e pela Copel nas reuniões periódicas que estão sendo realizadas com as empresas responsáveis, para tratar do cabeamento irregular em Curitiba – o próximo encontro acontece nesta quarta-feira (5).