A Prefeitura de Curitiba e a Copel realizam nesta quarta-feira (14) mais uma operação conjunta para retirada de cabeamento aéreo irregular na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, região central da cidade.
São cabos não identificados por nenhuma empresa e que não possuem autorização da Copel e Prefeitura para serem instalados.
A operação acontece entre 9h e 11 horas e entre 13h30 e 16 horas, no trecho entre as ruas Visconde de Nacar e Desembargador Motta. Não haverá bloqueios de trânsito, mas os motoristas devem evitar a Carlos de Carvalho nestes horários.
A Prefeitura e a Copel têm realizado, desde o início de abril, operações de corte de fios e cabos e retirada de postes irregulares no anel central da capital. As ações acontecem depois de vencidos os prazos dados às empresas de TV a cabo, telefonia e internet para que regularizassem a situação de seus equipamentos e também depois de serem notificadas e multadas.
Na sexta-feira (9), três empresas – Embratel, NET e GVT – se comprometeram oficialmente a obedecer a legislação municipal e as normas da Copel quanto à localização e colocação de fios, cabos e postes em Curitiba. Elas devem contribuir para a limpeza e substituição de postes e também para a despoluição visual da cidade.
Mesmo com a assinatura do acordo, enquanto as empresas não identificarem em quais locais possuem cabeamento e não pedirem o alvará, as estruturas irregulares continuam a ser retiradas.
Moradores e comerciantes dos locais da operação que tiverem seus serviços de telefonia, TV a Cabo e internet suspensos devem procurar as operadoras que contrataram pedindo o restabelecimento do serviço.