A Prefeitura de Curitiba e a Copel continuam, nesta semana, a operação de retirada de postes e cabeamento irregulares na região central de Curitiba. Na semana passada, foi retirado o cabeamento de 14 postes na Avenida Visconde de Guarapuava, além de 13 postes.
Nesta semana, quinta (10) e sexta-feira (11), o trabalho continua com a retirada de mais nove postes irregulares na Avenida Visconde de Guarapuava, no trecho entre a Rua Dr. Faivre e a Rua Desembargador Motta, e retirada dos cabos fora do padrão no canteiro central.
Em função deste trabalho, haverá bloqueio parcial do trânsito na via e parte dos prédios comerciais e residenciais da região pode ficar sem serviços de telefonia e televisão a cabo. A orientação é para que o cidadão procure diretamente a operadora, pedindo a regularização da situação dos cabos.
Equipes da Prefeitura – incluindo Urbanismo, regional Matriz, Setran e Guarda Municipal – e da Copel irão trabalhar para que tudo seja feito com segurança para pedestres e motoristas. Para reduzir os transtornos, a retirada deve ocorrer das 9h30 às 11 horas e das 14h às 16h30, fora do horário de pico.
A medida será tomada depois de vencidos os prazos dados às empresas para regularização e expedidas notificações e penalidades, incluindo multas. Somente na região central foram identificados 75 postes que foram instalados sem projeto, alvará, ou qualquer tipo de autorização da Prefeitura, ou da Copel. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou dois decretos – de números 272 e 239 – que declaram tais postes clandestinos, o que autoriza a retirada destes.
Na próxima semana, a operação continua na região central de Curitiba, da mesma forma das demais.