No próxima quarta-feira, às 18h, a Prefeitura de Curitiba devolve solenemente aos estudantes paranaenses o “casarão da UPE”. Depois de dois anos de reformas, a sede histórica da União Paranaense dos Estudantes (UPE) retorna ao movimento estudantil.
Localizada na Rua Carlos Cavalcanti, 1157, no bairro São Francisco, o casarão já foi referência de manifestações políticas e culturais. Além de servir de trincheira do movimento universitário e de abrigar as bandeiras estudantis, o local também acolheu o “Bar do Cardoso” – amigo inseparável do também poeta curitibano Paulo Leminski.
Segundo o presidente da UPE, Madson de Oliveira, a entidade sempre foi uma referência das lutas democráticas brasileiras. “Retomaremos o leito normal da história”, diz ele.
De acordo com o dirigente estudantil, a retomada da sede histórica da UPE só foi possível graças à ação política da agremiação. “Os estudantes elegeram um deputado federal no Paraná e isso demonstra a força que temos”, lembra, referindo-se ao atual vereador de Curitiba Ricardo Gomyde (PCdoB). Outras personalidades, como o jurista Luís Fernando Pereira e o deputado estadual Ângelo Vanhoni (PT), foram peças importantes na construção política da reforma.
