O município que enfrentou a pior epidemia de dengue de todos os tempos no Estado está se mobilizando para vacinar quase 92 mil pessoas contra a doença. Paranaguá concentrou o maior número de casos e mortes do Paraná no último período epidemiológico, de agosto de 2015 a julho de 2016.

continua após a publicidade

“Buscamos o apoio de líderes e formadores de opinião da cidade para que assumam seu protagonismo e incentivem os cidadãos a se vacinarem contra a dengue. O que não podemos permitir é que Paranaguá passe por mais uma epidemia”, afirmou o diretor-geral da Secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz.

No período epidemiológico 2015/2016, Paranaguá foi responsável por 15.779 confirmações de dengue. O valor representa 28% dos casos confirmados em todo o Paraná. A situação fez com que o Governo do Estado buscasse outra ferramenta, além das ações ambientais, para evitar a mesma situação nas próximas estações.

“Um município de apenas 134 mil habitantes não pode concentrar uma porcentagem tão grande de casos em um Estado com uma população de 11 milhões de pessoas. Estamos realizando um trabalho intenso para não deixar essa situação se repetir”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira.

Vacina

continua após a publicidade

A vacina da dengue em Paranaguá está disponível para pessoas de 9 a 44 anos até 3 de setembro em sete pontos: Unidade de Saúde (US) do Araçá; US da Vila Garcia; US da Serraria do Rocha; US Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares; Centro de Referência da Dengue, na Baduca; Centro Municipal de Diagnóstico João Paulo II; e Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Gabriel de Lara.

Baixa adesão

Apesar do susto que a dengue causou na cidade, a adesão à vacina ainda está abaixo do esperado pela Secretaria de Estado da Saúde.

continua após a publicidade

“A impressão que dá é que as pessoas esqueceram todo o sofrimento que a doença causou e não estão mais tão preocupadas. A população precisa lembrar que só aqui no município tivemos 29 mortes por dengue”, diz a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

 

Além de Paranaguá, outros 29 municípios do Paraná também foram contemplados com a vacina, são eles: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Assaí, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.