A Prefeitura de Foz do Iguaçu precisou substituir, no mês de outubro, mais de mil lâmpadas da rede de iluminação pública. Desse total, cerca de 800 foram trocadas por defeito ou fim da vida útil. Os 20% restantes das lâmpadas foram depredadas por vândalos. No período, a Companhia Paranaense de Eletricidade (Copel) substituiu 596 lâmpadas para reduzir os gastos com energia elétrica.

Os números fazem parte do balanço das atividades do Departamento de Iluminação Pública, concluído na última semana. As obras agilizaram ainda a troca de sete luminárias, com o fim da vida útil ou por atos de vandalismo. Outras 16 foram substituídas para melhorar a iluminação em quatro ruas e avenidas do Portal da Foz e em uma rua da Vila Portes.

Além das substituições, o município investiu na instalação de 47 luminárias em locais que não possuíam os equipamentos. As obras de manutenção do sistema de iluminação substituíram ainda 461 relés fotoelétricos, 106 peças de reatores, capacitores, ignitores, refratores e braços, e ainda outros dois superpostes.

Parceria

A Copel substituiu no mês de outubro 596 lâmpadas do sistema de iluminação pública em Foz do Iguaçu. A medida praticada em parceria com a Prefeitura está contribuindo com o Programa de Conservação de Energia Elétrica e Combate ao Desperdício, que visa a redução de gastos no município. As ações agilizaram a troca de lâmpadas a vapor de mercúrio de 400 watts, por lâmpadas a vapor de sódio de 250 watts. As substituições proporcionaram uma redução de 30.253 kWh/mês, que significa uma economia de R$ 4.803,00 ao orçamento municipal.

Além da redução de gastos, as trocas melhoraram o fluxo luminoso na ordem de 23%. A vida útil média das lâmpadas a vapor de sódio é 40% superior às de vapor de mercúrio. As obras atingiram cerca de 49 trajetos em toda a cidade. As ações estão sendo aplicadas em diversas cidades do Paraná.

continua após a publicidade

continua após a publicidade