A Prefeitura de Curitiba começará na segunda-feira (10) uma operação especial de reforço nas linhas de ônibus afetadas pelos bloqueios de trânsito para obras viárias. "As obras viárias precisam de bloqueios temporários, mas proporcionarão benefícios permanentes. Estamos buscando formas de diminuir as interferências para os passageiros de ônibus, porque o transporte coletivo é nossa prioridade em todas as ações de planejamento urbano", afirma o prefeito Beto Richa.
Sempre que houver atraso de ônibus, a Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colocará carros extras para manter a freqüência das linhas. Para ganhar tempo, alguns ligeirinhos serão autorizados pela URBS a rodar pelas canaletas em trechos determinados. Outros farão rotas alternativas na região central, sem afetar as paradas nas estações-tubo.
A linha Interbairros 2 terá seis carros extras prontos para entrar em ação sempre que houver atrasos das viagens. Eles ficarão nos terminais do Hauer Cabral e Capão Raso, e serão acionados pelos fiscais URBS, que controlam a freqüência dos ônibus. O mesmo acontecerá com a linha Interbairros 3, que terá dois carros-extras disponíveis no terminal Oficinas.
O alimentador Fanny, que atravessa a antiga BR-116 (Linha Verde) também terá um carro extra no terminal Capão Raso, que entrará em circulação sempre que houver atraso nas viagens regulares. Na linha Cabral-Portão, mais um veículo entrará definitivamente em operação, para manter o intervalo normal entre as viagens.
Os ligeirinhos Colombo/CIC e Bairro Novo terão mudança de itinerário na região central para escapar dos pontos de lentidão próximos às obras da avenida Marechal Floriano Peixoto. Estes ônibus sairão da rua Desembargador Westphalen e circularão pela rua 24 de Maio, com tráfego menos carregado, entre as avenidas Iguaçu e Presidente Kennedy. Não há estações-tubo no trecho, portanto não haverá problemas para os passageiros.
Os ligeirinhos Sítio Cercado, Boqueirão e Barreirinha/São José usarão a canaleta da Marechal Floriano Peixoto, exclusiva do expresso Boqueirão, desde a avenida Kennedy até a rua José Hauer, próximo ao viaduto da Linha Verde. O ligeirinho Pinhais/Campo Comprido vai usar a canaleta da avenida São José, exclusiva do expresso Pinhais, no trecho entre a rua Schiller e o terminal Capão da Imbuia, mas apenas no horário das 17h às 20h.