A Prefeitura de Curitiba abriu licitação pública internacional para compra e contratação de serviços de implantação do sistema de semáforos da Linha Verde. A avenida, que abrigará o sexto corredor da Rede Integrada de Transporte, será a primeira do país a contar em toda sua extensão com sistema de semáforos de comunicação sem fio, usado atualmente apenas em Curitiba, em alguns pontos da cidade.
O edital de licitação já está à venda e prevê a implantação do mesmo sistema na avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho entre a antiga BR 116 e a região central que será reformado pela Prefeitura, passando a funcionar como um braço da Linha Verde.
Operado com sensores que se comunicam com uma central de operações, o sistema vai garantir prioridade aos ônibus do transporte coletivo nos cruzamentos, estabelecendo inclusive níveis de prioridade por tipos de ônibus. Outro ponto favorável será o gerenciamento do tráfego, com monitoramento permanente, o que significa mais segurança e conforto no trânsito.
Ao priorizar a passagem do ônibus, os novos semáforos vão reduzir o tempo parado e o tempo de viagem, garantindo também melhor fluxo ao trânsito em geral, porque o sinal vai abrir para quem está nas ruas transversais logo depois de o ônibus passar.
Outro ponto importante da semaforização da Linha Verde será o equipamento de iluminação dos semáforos – verde, vermelho e amarelo – que tem vida útil de no mínimo cinco anos, podendo chegar a dez, bem acima da durabilidade de um ano das lâmpadas convencionais.
"Esta é uma obra que trará benefícios a toda a cidade, porque vai permitir a implantação de novas linhas de ônibus, reduzir o tempo de viagem, reordenar o trânsito, integrar bairros, criar caminhos alternativos, possibilitar a travessia segura de pedestres e veículos e incentivar novos investimentos privados em toda aquela região, beneficiando a cidade como um todo", afirma o prefeito Beto Richa.