Prefeitura de Curitiba investe na educação infantil

A Prefeitura de Curitiba estima abrir 8.462 vagas para educação infantil até o final do ano. Ainda não há número exato da demanda de vagas. Entretanto, a secretária municipal de Educação, Eleonora Fruet, acredita que esse número soluciona boa parte da necessidade.

Além das creches municipais, Curitiba conta com 81 centros de educação infantil (CEIs) particulares conveniados, que recebem R$ 16,6 milhões para atender 8.430 crianças por ano.

A Prefeitura está realizando estudo para conhecer a demanda atual por vagas em creches. O Ministério Público Estadual (MPE) aponta déficit de 45 mil vagas. A secretária municipal de educação não reconhece este número. Segunda Eleonora, em 2005 havia cadastro com 10 mil crianças, mas os dados estavam distorcidos por causa de nomes repetidos. ?As famílias, na busca pelo atendimento ou por causa de mudança de endereço, solicitavam a vaga em diferentes unidades. Muitos casos correspondiam, ainda, a crianças moradoras de municípios da região metropolitana?, explicou.

Sobra

Eleonora contou que nos últimos três anos a Prefeitura construiu, reformou e ampliou 140 centros de educação infantil (Cmeis). ?São 15 prédios novos já inaugurados e outros quatro em construção. E além da estrutura física, nova creche demanda a compra de materiais e a contratação de profissionais do ensino, que deve acontecer por concurso público, além da capacitação dos educadores?, lembrou. A secretária afirmou também que as quatro creches noturnas, com capacidade para 650 crianças, estão com sobra de vagas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo