Os curitibanos agora contam com acesso à internet, gratuito e sem fio (sistema Wi-Fi), em três dos principais pontos da cidade: Mercado Municipal, praça Rui Barbosa e parque Barigüi, que receberam o sistema instalado pela Prefeitura. "Os pontos de acesso gratuito à internet, sem fio, são um importante serviço para a população. Os locais foram escolhidos levando-se em conta a localização e a concentração de usuários", diz o secretário municipal de Administração, José Richa Filho.
O novo sistema disponibiliza pontos de acesso. Os computadores a serem usados devem ser os do cidadão (laptops). No Mercado Municipal, foi priorizada a área da Praça de Alimentação. Na praça Rui Barbosa, sede da Administração Regional Matriz, da Prefeitura, a rede Wi-Fi cobre a área do Restaurante Popular e das barracas do Mercado Central. No Barigüi, são quatro pontos, visando à cobertura da área interna do parque, que em breve receberá também seis câmeras de vídeo para segurança, similares às do Centro.
O arquiteto Luiz Roberto Homem de Mello, 24 anos, freqüentador do Mercado Municipal, aprovou o sistema. "Venho sempre ao mercado para conferir as novidades. Fiquei surpreso e muito satisfeito com esta tecnologia wireless (sem fio) instalada pela Prefeitura para uso gratuito", diz Mello. "Com meu laptop conectado, confiro as últimas notícias pela internet, enquanto aprecio um bom cafezinho." Mello mora no Alto da XV e freqüenta os cafés e restaurantes do Mercado Municipal há um ano e meio. "O mercado é um local agradável para um café da manhã no dia-a-dia ou um almoço no fim de semana. Agora ficou melhor ainda."
A novidade também agradou aos feirantes. Maurício Fontoura Yamasaki, de 23 anos, diz que foi praticamente "criado" dentro do Mercado Municipal, onde seus pais têm barracas de frutas e outros produtos. Ele já está usando o sistema wireless do mercado. "Enquanto trabalho, faço controle de mercadoria e pesquisas de preços pela internet. O sistema torna o trabalho mais ágil. Podemos estar sempre atualizados para ofertar cada vez mais novidades aos nossos clientes", afirma.
No Barigüi, os pontos de acesso são na entrada do estacionamento pela avenida Cândido Hartmann, atingindo o estacionamento, bistrô e redondezas; perto do Salão de Atos, abrangendo os dois estacionamentos, o salão e a lanchonete; na curva das churrasqueiras; e no estacionamento da entrada da BR 277.
"As áreas verdes do parque também serão cobertas pela rede wireless, pois as antenas instaladas têm grande capacidade de propagação de sinal", diz o coordenador de Implantação e Acompanhamento de Projetos do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Fernando Matesco. O sistema da Prefeitura foi desenvolvido pelo ICI.
A instalação da rede no parque Barigüi mereceu cuidados especiais por se tratar de espaço amplo e bastante freqüentado. Placas de identificação indicam os locais de acesso. No restaurante que funciona no deck, uma canaleta de tomadas foi instalada para que os usuários possam ligar seus computadores e naveguem pela internet sem gastar a bateria do laptop.
Os links do Mercado Municipal e da Regional Matriz são de 1Mb cada um, em parceria com a Brasil Telecom. Para o parque Barigüi foi disponibilizado um link de 2 Mb em parceria com a Onda. A solução implementada é escalável, com possibilidade de aumento da velocidade de conexão e de ampliação do sinal.