Foto: Ivan Bueno/SMCS |
Poda na rua Padre Agostinho. continua após a publicidade |
A Prefeitura de Curitiba começou a implantar na semana passada as primeiras ações do novo Plano de Arborização Público da cidade. Os trabalhos começaram pelos bairros Sítio Cercado e Alto Boqueirão, onde serão plantadas 800 novas árvores. Também será feita poda de 5.274 árvores e remoção de outras 783, além de 536 destocas e trabalhos de educação ambiental com os moradores.
As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que já está licitando a execução dos planos dos bairros Bacacheri, Água Verde e Centro. Com isto, a Prefeitura revitalizará em 2007 a arborização pública de cinco bairros, dentro das diretrizes do novo Plano de Arborização. ?O plano é um resgate da arborização da cidade, que há mais de 10 anos não contava com um trabalho técnico deste porte?, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto. Nos dois bairros, os trabalhos devem levar 120 dias.
Além das condições das árvores, o plano recomenda ações técnicas de revitalização de acordo com as características de cada bairro. ?O plano respeita a estrutura urbana regional?, diz o engenheiro florestal da secretaria do Meio Ambiente, Alfredo Trindade. O Alto Boqueirão e o Sítio Cercado foram os primeiros bairros a terem os diagnósticos das árvores concluídos. (SMCS)