Transporte coletivo

Prefeitura de Curitiba garante rede integrada

A incerteza sobre o futuro da tarifa única de R$ 2,85 para os usuários da Rede Integrada de Transportes (RIT) ganhou fôlego de 30 dias com a decisão da prefeitura de Curitiba de custear a diferença entre a tarifa técnica e o valor da passagem, mesmo sem a garantia da manutenção do subsídio pago pelo governo estadual. O anúncio foi feito ontem à tarde, pelo prefeito Gustavo Fruet, que também disse que a Urbs pedirá autorização judicial para seguir operando o transporte intermunicipal, caso não seja renovado o convênio com a Coordenação da Região Metropolitana (Comec), que encerra na terça-feira.

Fruet explicou que a medida visa dar segurança aos usuários do transporte coletivo nos 13 municípios da região metropolitana que, a partir de quarta-feira, continuarão desembolsando o mesmo valor para se deslocar pelas linhas da RIT. “O objetivo é evitar a interrupção do sistema”, afirmou Fruet. Segundo o prefeito, nenhum dos 13 prefeitos da região metropolitana disse ter condições de arcar com o custo do sistema integrado de transporte.

Ações

 De acordo com a Urbs, por mês, a RIT atende 25 milhões de passageiros pagantes, dos quais cinco milhões são das linhas metropolitanas. “A pesquisa de origem e destino dos passageiros que a comissão da tarifa vai desenvolver dará análise mais completa, o que ajudará na gestão do transporte”, disse o prefeito. Outra ação da comissão que deve contribuir para gerenciamento melhor do sistema é a fiscalização do pagamento dos impostos devidos pelas empresas de transporte coletivo. Sobre a renovação do convênio com a Urbs, a assessoria da Comec informou apenas que as negociações continuam.

Confiança no diálogo

Apesar de não haver nenhuma definição sobre o subsídio por parte do governo estadual, Gustavo Fruet se mostrou confiante na retomada do diálogo com o governo. Na segunda-feira, o governador Beto Richa vai assinar a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel. A medida deve abater R$ 1 milhão do déficit de R$ 6,5 milhões resultante da diferença entre tarifa técnica e a passagem cobrada do usuário. Será usada parte da arrecadação com o Imposto Sobre Serviços (ISS) para subsidiar o sistema durante este mês. Uma das receitas que o prefeito cogita reaver nos próximos meses são os R$ 18,2 milhões decorrentes de adiantamentos repassados para Comec via Urbs.

Marco André Lima
Ratinho: modernização.

Manutenção dos terminais

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, declarou que o governo estadual tem interesse de fortalecer a integração do sistema metropolitano integrado. Nesse sentido, disse que além da tarifa única, é preocupação da secretaria a manutenção e modernização dos 14 terminais de ônibus que atendem à população da região metropolitana. E que o caminho para a revitalização dos espaços passará por parcerias público-privadas (PPPs).

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