Licitação

Prefeitura de Curitiba e BID assinam contrato de binário

O prefeito em exercício de Curitiba, Luciano Ducci, e o diretor brasileiro de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jorge Luiz Lestani, assinaram, em Brasília, a liberação para três licitações do programa Pró Cidades BID III.

O edital de licitação para revitalização da Avenida Fredolin Wolf, na região norte da cidade, deve ser lançado até o final de novembro. Ainda em 2009 serão lançados os editais para a Rua Eduardo Pinto da Rocha, na região sul, e o binário entre as ruas Chile e Guabirotuba, entre Rebouças e Jardim Botânico. O investimento previsto nessas três obras é de aproximadamente R$ 38 milhões.

O Programa Pró-Cidades prevê um pacote de obras no valor de US$ 100 milhões. Metade será financiada pelo BID e metade o município fará como contrapartida. O contrato total tem prazo de 5 anos para execução e outros 20 anos para pagar.

As três primeiras obras liberadas para licitação envolvem vias com alto volume de tráfego e que há muito tempo demandavam reformas. “Vamos melhorar a mobilidade urbana nestas regiões e fazer a integração com outras grandes obras na cidade, como a Linha Verde”, afirmou Luciano Ducci.

Os objetivos dessas três obras, que estão no plano de governo para 2009-2012, são de criar alternativas no Sistema Viário para assegurar maior fluidez e segurança ao trânsito, caso do binário da Rua Chile com a Guabirotuba, e melhorar ligações urbanas locais para aumentar a capacidade de fluxo de veículos, no caso da Avenida Fredolin Wolf e da Rua Eduardo Pinto da Rocha. Para essas duas ruas, os projetos preveem a troca do pavimento, a implantação de calçadas e ciclovias, sinalização, troca da iluminação e um novo paisagismo.

Novo Binário

O binário Chile/Guabirotuba prevê a implantação de uma trincheira no cruzamento com a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), uma ponte sobre o Rio Belém e a canalização do Rio Água Verde, na altura do cruzamento da Rua Chile com a Iapó e o prolongamento da Rua Chile, por dentro da Vila Torres.

Quando estiver em funcionamento o novo binário, motoristas que se dirigem do Jardim Botânico para o Rebouças, pela Rua Alberto Twardowski entrarão à direita em um trecho de rua que será aberto pela prefeitura até a nova trincheira, passando por baixo da Avenida das Torres para alcançar um prolongamento da Rua Chile, até a Rua Conselheiro Laurindo.

Todo esse trecho terá o pavimento refeito, paisagismo, iluminação, sinalização e calçadas. No sentido inverso, do Rebouças para o Jardim Botânico, não muda o trajeto, mas o pavimento será recuperado e serão refeitas a sinalização, a iluminação, calçadas e o paisagismo.

Trincheira

A Prefeitura de Curitiba deu início à implantação de algumas das obras que serão usadas como contrapartida no programa Pró-Cidades, com o BID. É o caso da nova trincheira da Rua Gustavo Ratman, integrada com o trecho Norte da Linha Verde. A obra já teve o edital de licitação lançado e a expectativa é que os trabalhos sejam iniciados no primeiro trimestre do próximo ano.

Além da pavimentação de ruas, construção de trincheiras e implantação de binários, o programa BID III prevê uma série de investimentos na área social, como a reurbanização de diversas de favelas em diversas áreas.