A Prefeitura de Curitiba faz nova contratação de profissionais para a área da educação. São 217 professores para turmas de educação infantil e ensino fundamental nas escolas municipais e 86 educadores para as creches (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs). Todos foram aprovados em concurso público e iniciarão as atividades em sala de aula a partir de 30 de julho.
A ampliação no quadro de profissionais da educação atende à determinação do prefeito Beto Richa em expandir o atendimento e melhorar o ensino público municipal. "Esta é uma das medidas necessárias para cumprir o importante compromisso assumido com a população de abrir novas vagas em creches e escolas, garantir qualidade no ensino e boas condições de trabalho aos servidores", diz o prefeito Beto Richa.
Desde 2005, foram abertas 7.766 vagas na educação infantil e mais de 10 mil vagas no ensino fundamental. A ampliação do atendimento ocorreu com a construção, reconstrução e ampliação de creches e escolas.
Neste período, foram contratados, por concurso público, 4.714 profissionais para a área da educação: 1.688 profissionais para a educação infantil, 2.680 para as séries iniciais do ensino fundamental e 346 inspetores.
Também foram contratados novos professores de educação física. Havia dez anos que não ocorria concurso público nesta área. Com os 303 profissionais que serão contratados agora, chegará a 5.017 o número de novos profissionais na educação.
Capacitação
Antes de iniciarem as atividades com os estudantes, todos os 303 contratados participarão de doze horas de capacitação, oferecida pela Prefeitura de Curitiba. Os novos professores foram aprovados no concurso público de 2005. Os educadores que ingressam agora na rede fazem parte dos aprovados do concurso público de educador, feito em janeiro deste ano. O procedimento, pela primeira vez, exigiu como critério de participação a formação do profissional em magistério em nível médio ou equivalente.
"Exigir dos candidatos formação, além de atender a uma exigência legal, teve o objetivo de garantir a contratação de profissionais com o perfil mais adequado ao cargo", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.