Foto: Chuniti Kawamura |
Radares são responsáveis por 58% das multas em Curitiba. continua após a publicidade |
Até 25 de setembro deve ser aberta licitação para contratar uma nova empresa de locação de radares para fiscalização de trânsito. A empresa que administra o transporte coletivo e o trânsito na cidade, Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), é responsável pelo processo.
Segundo informação divulgada pela diretoria da Urbs, o resultado da licitação sai em aproximadamente 45 dias. ?Faremos uma licitação aberta ao controle da sociedade, que garanta eficiência no serviço e economia para os cofres públicos, seguindo a determinação do prefeito Beto Richa de transparência no gerenciamento do trânsito da cidade?, disse o presidente da Urbs, Paulo Schmidt. O contrato atual, feito com a empresa Consilux, vence em 21 de outubro.
O radar é considerado uma medida eficaz de fiscalização e de gestão pela diretora de trânsito da Urbs, Rosângela Battistella. ?Esse tipo de equipamento é importante em pontos potenciais de risco e não coloca em dúvida a medição de um possível agente no local. Isso sem contar que o radar pode medir o volume de veículos que passa por determinada via e, em caso de se fazer um convênio com a Polícia Militar, detectar veículos roubados ou clonados?, opina.
Multas
A empresa contratada fornece as imagens dos radares aos agentes de trânsito, que fazem a validação das imagens para emissão das multas. Os automóveis que excedem o limite de velocidade nos locais com radares são responsáveis por mais de 58% do total de multas emitidas na capital. Por mês, são cerca de 17 mil multas dessa categoria.
Após a sinalização nos locais dos radares, o número de multas começou a diminuir, assim como o número de acidentes que, de acordo com dados da Urbs, tem caído em torno de 6 % a 7% ao ano. Atualmente, há 110 radares em funcionamento em Curitiba.