Prefeitura de Almirante Tamandaré fecha escola rural

Mais uma escola rural deve ser fechada em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, até o final deste mês. É a Escola Municipal Antônio Prado, que atende 50 crianças de primeira a quarta série.

Das 17 escolas rurais do município, sete já foram fechadas. A medida está sendo adotada por conta das dúvidas sobre a qualidade do ensino prestado nas escolas rurais, que possuem classes multisseriadas, nas quais alunos de diferentes idades e séries fazem suas atividades escolares na mesma sala.

Mesmo com garantia de transporte escolar e realocação dos alunos em escolas urbana, a decisão tem deixado muitos moradores descontentes. Para demonstrar a insatisfação, moradores do bairro Colônia Antônio Prado prometem um protesto para hoje em frente à Escola Antonio Prado.

“A escola existe desde o século XIX e achamos um absurdo o fechamento. O principal problema da educação hoje é a qualidade, o que está relacionado com salas superlotadas. Nesta escola são poucos os alunos por sala, um argumento usado pela prefeitura para fechá-la”, reclamou o integrante do movimento “Escola não se fecha”, Luiz Romero Piva.

A Secretaria Municipal de Educação informou que a mudança foi feita para melhorar a qualidade do ensino e que os alunos da Antonio Prado podem optar pela Escola Arco-Íris, para a qual haverá transporte, ou pela Escola Alvorada, que fica no mesmo bairro. Até 2010, a prefeitura pretende fechar todas as escolas rurais da cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo