Social

Prefeitura cria programa de ioga para pacientes da CAPS

Um grupo de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cajuru, da Prefeitura de Curitiba, teve uma tarde diferente nesta terça-feira (11). Eles são usuários de drogas em recuperação e participaram de uma aula de ioga, que será ministrada a partir de agora duas vezes por semana. A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre Prefeitura de Curitiba e a Associação Yoga no Parque (AYP), que também promoverá aulas no Portal do Futuro do Bairro Novo, a partir desta semana.

“O processo de recuperação de um usuário de drogas nada mais é do que um processo de autoconhecimento”, explicou o diretor do departamento de Política Pública Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Diogo Busse. A ioga é uma alternativa de cuidado e atenção que está sendo oferecida e que pode devolver a dignidade a pessoas que estão acostumadas a serem marginalizadas. “São ferramentas e técnicas que emancipam pessoas e não apenas tratam sintomas”, disse Busse.

A coordenadora do Caps Cajuru, Caroline Souza Nascimento, avaliou a atividade como uma oportunidade única para os pacientes. “Nosso objetivo é tratá-los na integralidade do ser humano, aliando a parte psíquica e física e tornando-os protagonistas de suas vidas”, afirmou. “Mente e corpo estão intimamente ligados, portanto a prática da ioga certamente irá acelerar o processo de recuperação”, avaliou.

Segundo Busse, a partir do momento em que os usuários de drogas reúnem condições básicas que os permitam se reconhecer como seres humanos, fica mais fácil o processo de recuperação e de desenvolvimento de outras áreas da vida como a profissional e a familiar.

O Caps Cajuru conta atualmente com 12 pacientes no acolhimento 24 horas e 60 em plano terapêutico singular, que retornam para dormir em suas casas. Mais do que o tratamento físico, eles recebem ferramentas para a construção de novos projetos de vida. “Entre outras atividades, eles participam de rodas de leitura, numa parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o que estimula o intelecto”, explicou Caroline.

Bem estar

O idealizador do projeto Yoga no Parque, instrutor Silvio Lopes, explicou que as aulas tem uma hora de duração e irão acontecer sempre às terças e quintas, as 15 horas, na Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba, em frente ao Caps Cajuru. Exercícios de alongamento, respiração e concentração são o foco da aula, que é aberta a toda comunidade.

“A ioga promove o bem estar, a calma e a tranquilidade entre os praticantes e, por isso, deverá ajudá-los a reorganizarem as suas vidas”, disse Lopes. O objetivo da Prefeitura de Curitiba é expandir o projeto para outros Caps, aumentando a abrangência da ação. “Para nós é um desafio e uma oportunidade”, disse Lopes.

Ele explicou que a ioga tem uma responsabilidade social, exercitada com projetos como este. Sua ideia é repetir o sucesso da parceria do projeto Yoga no Parque com a Prefeitura de Curitiba, que, há quatro anos oferece aulas gratuitas aos frequentadores do Parque Barigui, e recentemente no Jardim Botânico. “Já chegamos a ter mais de 200 pessoas numa mesma aula”, disse o professor. No total, cerca de 8 mil pessoas participaram daquela ação.

Bairro Novo

No Portal do Futuro Bairro Novo as aulas começaram nesta segunda-feira (10), às 20h30. Serão duas sessões, segundas e quartas-feiras. Para participar é necessário fazer inscrição, que é gratuita. Os interessados devem ter idade acima de 15 anos e levar documento de identificação. No total, o Portal Bairro Novo terá 35 vagas para as aulas de ioga. O telefone de contato do Portal Bairro Novo é 3265-4129.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo